Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849

Share on

Title: A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino
Authors: Gatto, Beatriz Moura
Keywords: Fanfic; Autoria; Escrita colaborativa
Issue Date: 13-Mar-2024
Citation: Gatto, Beatriz Moura. A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Na contemporaneidade, as fanfics (ficções de fãs) estão ganhando cada vez mais espaço na cultura literária juvenil, e, também, no âmbito acadêmico com diversos estudos sobre seu potencial no ensino. Diante disso, considerando Cosson (2006) e as menções da BNCC às fanfics, o presente artigo tem como objetivo analisar a potencialidade das fanfics para a sala de aula, focando na autoria colaborativa e no incentivo à leitura, criatividade, criticidade e, principalmente, a escrita autoral. Para tal, discute-se os conceitos de autoria tratados, principalmente, por Foucault (2001) e Barthes (2004), bem como os que vão desde a Grécia Antiga à contemporaneidade, em que vinculamos tal noção aos estudos sobre o conceito de fanfic. A partir disso, concluímos que os comentários e feedbacks às fanfics auxiliam no processo de reescrita do texto, formando um ciclo de leitura e reescrita, pensando-se então, a partir da BNCC, a possibilidade de inserção dessa prática de escrita literária no ensino de literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - BEATRIZ GATTO.docx.pdf293,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons