Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849
Share on
Title: | A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino |
Authors: | Gatto, Beatriz Moura |
Keywords: | Fanfic; Autoria; Escrita colaborativa |
Issue Date: | 13-Mar-2024 |
Citation: | Gatto, Beatriz Moura. A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Na contemporaneidade, as fanfics (ficções de fãs) estão ganhando cada vez mais espaço na cultura literária juvenil, e, também, no âmbito acadêmico com diversos estudos sobre seu potencial no ensino. Diante disso, considerando Cosson (2006) e as menções da BNCC às fanfics, o presente artigo tem como objetivo analisar a potencialidade das fanfics para a sala de aula, focando na autoria colaborativa e no incentivo à leitura, criatividade, criticidade e, principalmente, a escrita autoral. Para tal, discute-se os conceitos de autoria tratados, principalmente, por Foucault (2001) e Barthes (2004), bem como os que vão desde a Grécia Antiga à contemporaneidade, em que vinculamos tal noção aos estudos sobre o conceito de fanfic. A partir disso, concluímos que os comentários e feedbacks às fanfics auxiliam no processo de reescrita do texto, formando um ciclo de leitura e reescrita, pensando-se então, a partir da BNCC, a possibilidade de inserção dessa prática de escrita literária no ensino de literatura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - BEATRIZ GATTO.docx.pdf | 293,64 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License