Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58831
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de geometria por meio de práticas experimentais, |
Autor(es): | MOREIRA, Laís Oliveira |
Palavras-chave: | Experimentação matemática; Práticas experimentais; Ensino de matemática |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Citação: | MOREIRA, Laís Oliveira. O ensino de geometria por meio de práticas experimentais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Este trabalho explorou a aplicação da experimentação matemática como recurso pedagógico no ensino de matemática, com foco especial no 9º ano do ensino fundamental. A matemática é frequentemente percebida como uma disciplina complexa e desafiadora. Esta pesquisa aponta um caminho para superar essa dificuldade por meio da experimentação matemática, oferecendo uma abordagem prática e interativa para o aprendizado, que pode tornar os conceitos matemáticos mais acessíveis e significativos para os alunos. A experimentação matemática tem o potencial de criar um ambiente de aprendizado envolvente e significativo, com implicações importantes para a educação matemática. Este trabalho investigou as contribuições das práticas experimentais no ensino de matemática do 9° ano do ensino fundamental. A metodologia envolveu a elaboração de uma atividade prática experimental de matemática, sua aplicação em sala de aula, a coleta de dados por meio de questionários com os alunos e a análise textual discursiva das respostas. Essa abordagem permitiu uma compreensão aprofundada das percepções dos alunos. Os resultados indicaram que as atividades experimentais, como a construção de prismas e pirâmides com cartolina, permitiram aos alunos uma compreensão concreta dos conceitos matemáticos. Além disso, a interação social durante as atividades promoveu a construção conjunta do conhecimento, alinhando-se às teorias de Ausubel e Vygotsky. A pesquisa evidenciou que a experimentação matemática pode transformar a prática pedagógica, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58831 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laís Oliveira Moreira.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons