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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58831
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | RICARDO, Cleiton de Lima | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Laís Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T12:36:54Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T12:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-10 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Laís Oliveira. O ensino de geometria por meio de práticas experimentais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58831 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho explorou a aplicação da experimentação matemática como recurso pedagógico no ensino de matemática, com foco especial no 9º ano do ensino fundamental. A matemática é frequentemente percebida como uma disciplina complexa e desafiadora. Esta pesquisa aponta um caminho para superar essa dificuldade por meio da experimentação matemática, oferecendo uma abordagem prática e interativa para o aprendizado, que pode tornar os conceitos matemáticos mais acessíveis e significativos para os alunos. A experimentação matemática tem o potencial de criar um ambiente de aprendizado envolvente e significativo, com implicações importantes para a educação matemática. Este trabalho investigou as contribuições das práticas experimentais no ensino de matemática do 9° ano do ensino fundamental. A metodologia envolveu a elaboração de uma atividade prática experimental de matemática, sua aplicação em sala de aula, a coleta de dados por meio de questionários com os alunos e a análise textual discursiva das respostas. Essa abordagem permitiu uma compreensão aprofundada das percepções dos alunos. Os resultados indicaram que as atividades experimentais, como a construção de prismas e pirâmides com cartolina, permitiram aos alunos uma compreensão concreta dos conceitos matemáticos. Além disso, a interação social durante as atividades promoveu a construção conjunta do conhecimento, alinhando-se às teorias de Ausubel e Vygotsky. A pesquisa evidenciou que a experimentação matemática pode transformar a prática pedagógica, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Experimentação matemática | pt_BR |
dc.subject | Práticas experimentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino de geometria por meio de práticas experimentais, | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7777637715874554 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6945271130997126 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study explored the application of mathematical experimentation as a pedagogical resource in mathematics teaching, with a particular focus on 9th-grade students in elementary education. Mathematics is often perceived as a complex and challenging subject. This research outlines a pathway to overcome this difficulty through mathematical experimentation, offering a practical and interactive approach to learning that can make mathematical concepts more accessible and meaningful for students. Mathematical experimentation has the potential to create an engaging and significant learning environment, with important implications for mathematics education. This study investigated the contributions of experimental practices to 9th-grade mathematics teaching. The methodology involved the development of a hands-on mathematical activity, its application in the classroom, data collection through student questionnaires, and the discursive textual analysis of the responses. This approach allowed for an in-depth understanding of students' perceptions. The results indicated that experimental activities, such as constructing prisms and pyramids with cardstock, enabled students to achieve a concrete understanding of mathematical concepts. Additionally, the social interaction during the activities promoted joint knowledge construction, aligning with the theories of Ausubel and Vygotsky. The research demonstrated that mathematical experimentation can transform pedagogical practice, fostering a dynamic and collaborative learning environment, contributing to the development of skills such as logical reasoning, creativity, and problem-solving. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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