Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58830
Share on
Title: | O jogo de dominó no ensino-aprendizagem da matemática. |
Authors: | SILVA, José Gustavo de Lira |
Keywords: | Ensino-aprendizagem; Jogo; Dominó; Matemática |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Citation: | SILVA, José Gustavo de Lira. O jogo de dominó no ensino-aprendizagem da matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho trata-se de um estudo sobre os jogos, particularmente o jogo de dominó das operações básicas, como recurso metodológico no ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do município de Bezerros-PE com alunos do 9° ano do ensino fundamental. O estudo bibliográfico desenvolvido evidencia que a utilização de jogos pedagógicos pode auxiliar alunos com dificuldades em matemática a superar seus bloqueios, resultando em melhorias significativas no aprendizado. Para o embasamento teórico foram consultados alguns autores com o intuito de observarmos resultados de pesquisas anteriores para compreendermos o caminho que iríamos percorrer em nosso trabalho. Os métodos utilizados na pesquisa foram qualitativos, com o intuito de identificar a opinião dos participantes através de dados descritivos. Por fim, a pesquisa constatou como vantagens a dinâmica, interação dos alunos em grupo e a compreensão por muitos dos problemas abordados; a desvantagem foi que mesmo havendo participação ativa dos alunos, alguns estavam dispersos e priorizaram a diversão ao invés da aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58830 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC José Gustavo de Lira Silva.pdf | 6,39 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License