Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58830

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, José Gustavo de Lira-
dc.date.accessioned2024-11-18T12:20:39Z-
dc.date.available2024-11-18T12:20:39Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2024-11-14-
dc.identifier.citationSILVA, José Gustavo de Lira. O jogo de dominó no ensino-aprendizagem da matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58830-
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um estudo sobre os jogos, particularmente o jogo de dominó das operações básicas, como recurso metodológico no ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do município de Bezerros-PE com alunos do 9° ano do ensino fundamental. O estudo bibliográfico desenvolvido evidencia que a utilização de jogos pedagógicos pode auxiliar alunos com dificuldades em matemática a superar seus bloqueios, resultando em melhorias significativas no aprendizado. Para o embasamento teórico foram consultados alguns autores com o intuito de observarmos resultados de pesquisas anteriores para compreendermos o caminho que iríamos percorrer em nosso trabalho. Os métodos utilizados na pesquisa foram qualitativos, com o intuito de identificar a opinião dos participantes através de dados descritivos. Por fim, a pesquisa constatou como vantagens a dinâmica, interação dos alunos em grupo e a compreensão por muitos dos problemas abordados; a desvantagem foi que mesmo havendo participação ativa dos alunos, alguns estavam dispersos e priorizaram a diversão ao invés da aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectDominópt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO jogo de dominó no ensino-aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is a study about games, particularly the domino game of basic operations, as a methodological resource in the teaching-learning of mathematics. The research was carried out in a municipal school in the municipality of Bezerros-PE with students from the 9th grade of elementary school. The bibliographic study developed shows that the use of pedagogical games can help students with difficulties in mathematics to overcome their blocks, resulting in significant improvements in learning. For the theoretical basis, some authors were consulted in order to observe the results of previous research to understand the path we would take in our work. The methods used in the research were qualitative, with the aim of identifying the opinion of the participants through descriptive data. Finally, the research found as advantages the dynamics, interaction of students in groups and understanding of many of the problems addressed; The disadvantage was that even though there was active participation of the students, some were dispersed and prioritized fun over learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Gustavo de Lira Silva.pdf6,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons