Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58830

Compartilhe esta página

Título: O jogo de dominó no ensino-aprendizagem da matemática.
Autor(es): SILVA, José Gustavo de Lira
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Jogo; Dominó; Matemática
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: SILVA, José Gustavo de Lira. O jogo de dominó no ensino-aprendizagem da matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre os jogos, particularmente o jogo de dominó das operações básicas, como recurso metodológico no ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do município de Bezerros-PE com alunos do 9° ano do ensino fundamental. O estudo bibliográfico desenvolvido evidencia que a utilização de jogos pedagógicos pode auxiliar alunos com dificuldades em matemática a superar seus bloqueios, resultando em melhorias significativas no aprendizado. Para o embasamento teórico foram consultados alguns autores com o intuito de observarmos resultados de pesquisas anteriores para compreendermos o caminho que iríamos percorrer em nosso trabalho. Os métodos utilizados na pesquisa foram qualitativos, com o intuito de identificar a opinião dos participantes através de dados descritivos. Por fim, a pesquisa constatou como vantagens a dinâmica, interação dos alunos em grupo e a compreensão por muitos dos problemas abordados; a desvantagem foi que mesmo havendo participação ativa dos alunos, alguns estavam dispersos e priorizaram a diversão ao invés da aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58830
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Gustavo de Lira Silva.pdf6,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons