Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58775

Comparte esta pagina

Título : A efetividade do sistema multiportas no Código de Processo Civil: uma análise sobre os métodos adequados de resolução de conflitos
Autor : SOUZA, Rafael Vieira de
Palabras clave : Meios adequados de resolução de conflitos; Sistema multiportas; Mediação; Conciliação
Fecha de publicación : 25-oct-2024
Citación : SOUZA, Rafael Vieira de. A efetividade do sistema multiportas no Código de Processo Civil: uma análise sobre os métodos adequados de resolução de conflitos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho examina a implementação do sistema multiportas pelo Código de Processo Civil de 2015 e sua eficácia na resolução de conflitos. O estudo busca avaliar a adequação desse sistema à realidade social brasileira e sua capacidade de promover a desobstrução das varas e tribunais, mediante a utilização de métodos adequados de resolução de disputas, como a mediação e a conciliação. A pesquisa também analisa parte dos dados publicados pelo Conselho Nacional de Justiça na publicação Justiça em Números entre 2016 e 2023. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa conclui que, embora o estabelecimento do sistema multiportas represente um avanço significativo, sua efetividade depende de fatores como a qualificação dos profissionais e a transformação da cultura jurídica vigente, sendo necessário atualmente uma renovação nas políticas judiciárias que a impulsionem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58775
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rafael Vieira.pdf514,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons