Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58745
Compartilhe esta página
Título: | Aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras: percepção dos graduandos em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | CUNHA, Juliana Nascimento |
Palavras-chave: | Contabilidade pessoal; Vida financeira; Práticas financeiras; Jovens; Discentes |
Data do documento: | 17-Set-2024 |
Citação: | CUNHA, Juliana. Aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras: percepção dos graduandos em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O estudo procurou identificar as experiências dos discentes quanto à aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras. A metodologia apresentada buscou coletar os dados dos por meio de questionários com os discentes, formandos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da UFPE, dos quais 31 destes aceitaram participar da pesquisa. O questionário foi adaptado do estudo de Potrich, Vieira e Paraboni (2013) e utilizou a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam evidências que mais da metade dos discentes pesquisados utilizam a contabilidade pessoal como uma ferramenta dentro do seu controle financeiro, além de antes de efetivar uma compra comparam os preços e não compram por impulso. Outro achado do estudo sinaliza que a maioria dos alunos fazem reservas financeiras, mas não costumam investir na bolsa de valores. Desse modo, a pesquisa contribui para evidenciar que a formação recebida pelos alunos durante sua formação, produzem efeitos na sua contabilidade pessoal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58745 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JULIANA NASCIMENTO DA CUNHA.pdf | 472,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons