Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58745
Share on
Title: | Aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras: percepção dos graduandos em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco |
Authors: | CUNHA, Juliana Nascimento |
Keywords: | Contabilidade pessoal; Vida financeira; Práticas financeiras; Jovens; Discentes |
Issue Date: | 17-Sep-2024 |
Citation: | CUNHA, Juliana. Aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras: percepção dos graduandos em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O estudo procurou identificar as experiências dos discentes quanto à aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras. A metodologia apresentada buscou coletar os dados dos por meio de questionários com os discentes, formandos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da UFPE, dos quais 31 destes aceitaram participar da pesquisa. O questionário foi adaptado do estudo de Potrich, Vieira e Paraboni (2013) e utilizou a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam evidências que mais da metade dos discentes pesquisados utilizam a contabilidade pessoal como uma ferramenta dentro do seu controle financeiro, além de antes de efetivar uma compra comparam os preços e não compram por impulso. Outro achado do estudo sinaliza que a maioria dos alunos fazem reservas financeiras, mas não costumam investir na bolsa de valores. Desse modo, a pesquisa contribui para evidenciar que a formação recebida pelos alunos durante sua formação, produzem efeitos na sua contabilidade pessoal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58745 |
Appears in Collections: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC JULIANA NASCIMENTO DA CUNHA.pdf | 472,01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License