Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58745

Compartilhe esta página

Título: Aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras: percepção dos graduandos em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): CUNHA, Juliana Nascimento
Palavras-chave: Contabilidade pessoal; Vida financeira; Práticas financeiras; Jovens; Discentes
Data do documento: 17-Set-2024
Citação: CUNHA, Juliana. Aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras: percepção dos graduandos em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo procurou identificar as experiências dos discentes quanto à aplicação da contabilidade pessoal nas suas práticas financeiras. A metodologia apresentada buscou coletar os dados dos por meio de questionários com os discentes, formandos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da UFPE, dos quais 31 destes aceitaram participar da pesquisa. O questionário foi adaptado do estudo de Potrich, Vieira e Paraboni (2013) e utilizou a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam evidências que mais da metade dos discentes pesquisados utilizam a contabilidade pessoal como uma ferramenta dentro do seu controle financeiro, além de antes de efetivar uma compra comparam os preços e não compram por impulso. Outro achado do estudo sinaliza que a maioria dos alunos fazem reservas financeiras, mas não costumam investir na bolsa de valores. Desse modo, a pesquisa contribui para evidenciar que a formação recebida pelos alunos durante sua formação, produzem efeitos na sua contabilidade pessoal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58745
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIANA NASCIMENTO DA CUNHA.pdf472,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons