Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58744

Compartilhe esta página

Título: A prova como avaliação da aprendizagem: a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE quanto aos fatores que interferem no desempenho acadêmico
Autor(es): LIMA, Danúbia Evellyn Ramos de
Palavras-chave: Desempenho acadêmico; Prova escrita; Tipos de provas; Ensino e aprendizagem; Avaliação da aprendizagem
Data do documento: 27-Set-2024
Citação: LIMA, Danúbia Evellyn Ramos de. A prova como avaliação da aprendizagem: a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE quanto aos fatores que interferem no desempenho acadêmico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O principal objetivo dessa pesquisa foi identificar, na percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE, a prova como avaliação da aprendizagem e os fatores que interferem no desempenho acadêmico. Para isso, foi conduzida uma pesquisa de caráter quantitativo e um questionário foi disponibilizado utilizando a ferramenta Google Forms. O formulário foi compartilhado com os alunos do curso de ciências contábeis da UFPE, no qual 132 estudantes concordaram em participar dessa pesquisa. Os resultados evidenciaram que dentre as maneiras que os alunos aplicam para estudarem para as provas de contabilidade, a resposta que mais se destacou com 77,27% dos respondentes foi fazer a leitura e responder novamente os exercícios. Dentre os fatores que interferem para o bom desempenho dos alunos nas provas, 70,45% dos respondentes afirmaram que, fazer as tarefas quando propostas contribuem para este resultado, enquanto, para o mau desempenho 78,03% concordam que, a falta de tempo para estudar para as provas resultam neste processo. Os resultados também revelam quanto ao tipo de prova, que os alunos preferem é a “objetiva (múltipla escolha)” com 77,27% dos respondentes, enquanto quanto ao tipo de prova que influencia no desempenho dos alunos, 71,22% dos respondentes afirmaram que percebem diferenças significativas no desempenho em provas objetivas em comparação com provas subjetivas. Por último, com relação ao que eles fazem com o resultado das correções das provas, percebeu-se que 61,36% dos participantes afirmaram que guardam a prova (mesmo física, e se for online arquivo em uma pasta virtual). Dessa maneira, a presente pesquisa contribuiu para enriquecer o conhecimento sobre a percepção dos alunos quanto a prova e seu desempenho acadêmico, especialmente no contexto específico de um curso de graduação onde tem-se 69,7% dos alunos trabalhando/estagiando durante o dia e estudam à noite.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58744
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danúbia Evellyn Ramos de Lima.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons