Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58744

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorLIMA, Danúbia Evellyn Ramos de-
dc.date.accessioned2024-11-11T22:07:30Z-
dc.date.available2024-11-11T22:07:30Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationLIMA, Danúbia Evellyn Ramos de. A prova como avaliação da aprendizagem: a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE quanto aos fatores que interferem no desempenho acadêmico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58744-
dc.description.abstractO principal objetivo dessa pesquisa foi identificar, na percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE, a prova como avaliação da aprendizagem e os fatores que interferem no desempenho acadêmico. Para isso, foi conduzida uma pesquisa de caráter quantitativo e um questionário foi disponibilizado utilizando a ferramenta Google Forms. O formulário foi compartilhado com os alunos do curso de ciências contábeis da UFPE, no qual 132 estudantes concordaram em participar dessa pesquisa. Os resultados evidenciaram que dentre as maneiras que os alunos aplicam para estudarem para as provas de contabilidade, a resposta que mais se destacou com 77,27% dos respondentes foi fazer a leitura e responder novamente os exercícios. Dentre os fatores que interferem para o bom desempenho dos alunos nas provas, 70,45% dos respondentes afirmaram que, fazer as tarefas quando propostas contribuem para este resultado, enquanto, para o mau desempenho 78,03% concordam que, a falta de tempo para estudar para as provas resultam neste processo. Os resultados também revelam quanto ao tipo de prova, que os alunos preferem é a “objetiva (múltipla escolha)” com 77,27% dos respondentes, enquanto quanto ao tipo de prova que influencia no desempenho dos alunos, 71,22% dos respondentes afirmaram que percebem diferenças significativas no desempenho em provas objetivas em comparação com provas subjetivas. Por último, com relação ao que eles fazem com o resultado das correções das provas, percebeu-se que 61,36% dos participantes afirmaram que guardam a prova (mesmo física, e se for online arquivo em uma pasta virtual). Dessa maneira, a presente pesquisa contribuiu para enriquecer o conhecimento sobre a percepção dos alunos quanto a prova e seu desempenho acadêmico, especialmente no contexto específico de um curso de graduação onde tem-se 69,7% dos alunos trabalhando/estagiando durante o dia e estudam à noite.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectProva escritapt_BR
dc.subjectTipos de provaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleA prova como avaliação da aprendizagem: a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE quanto aos fatores que interferem no desempenho acadêmicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research was to identify, in the perception of students of the accounting sciences course at UFPE, the test as an assessment of learning and the factors that interfere in academic performance. For this, a quantitative survey was conducted and a questionnaire was made available using the Google Forms tool. The form was shared with students of the accounting sciences course at UFPE, in which 132 students agreed to participate in this research. The results showed that among the ways that students apply to study for accounting tests, the answer that stood out most with 77.27% of the respondents was to read and answer the exercises again. Among the factors that interfere in the good performance of students in the tests, 70.45% of the respondents stated that doing the tasks when proposed contributes to this result, while for poor performance 78.03% agree that the lack of time to study for the tests results in this process. The results also reveal that the type of test that students prefer is the “objective (multiple choice)” with 77.27% of respondents, while regarding the type of test that influences student performance, 71.22% of respondents stated that they perceive significant differences in performance on objective tests compared to subjective tests. Finally, regarding what they do with the results of the corrections of the tests, it was noted that 61.36% of participants stated that they save the test (even physical ones, and if it is online, they save it in a virtual folder). In this way, this research contributed to enriching the knowledge about students’ perception of the test and their academic performance, especially in the specific context of an undergraduate course where 69.7% of students work/do internships during the day and study at night.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danúbia Evellyn Ramos de Lima.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons