Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58698

Compartilhe esta página

Título: Uma análise do conhecimento sobre logaritmos entre alunos de licenciatura em matemática do Centro Acadêmico do Agreste/CAA: um estudo dos períodos finais.
Autor(es): PEREIRA, Helio Ivanildo
Palavras-chave: Logaritmos; Formação de professores; Avaliação do conhecimento; Ensino de Matemática
Data do documento: 16-Out-2024
Citação: Pereira, Hélio Ivanildo.Uma análise do conhecimento sobre logaritmos entre alunos de licenciatura em matemática do Centro Acadêmico do Agreste/CAA: um estudo dos períodos finais.2024.Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2024.
Abstract: Os logaritmos desempenham um papel fundamental na Matemática, com aplicações em diversas áreas do conhecimento, como em Física e Engenharia. No contexto do ensino, o entendimento profundo desse conceito é essencial para a formação de professores de Matemática. A escolha do tema deste trabalho se justifica pela necessidade de avaliar o conhecimento sobre logaritmos entre os licenciados em Matemática, visto que a compreensão inadequada desse tópico pode impactar a qualidade do ensino nas escolas. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre logaritmos entre estudantes dos períodos finais do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa foi conduzida com 15 licenciandos, por meio da aplicação de dois questionários. O primeiro questionário, de natureza diagnóstica, investigou o histórico de estudo dos logaritmos e a autopercepção dos estudantes sobre sua capacidade de ensinar o tema. O segundo questionário foi prático, composto por cinco questões que avaliaram a aplicação do conceito de logaritmos. Os resultados indicaram que, embora os estudantes tenham tido contato com o tema durante sua formação, muitos ainda enfrentam dificuldades em resolver questões básicas sobre logaritmos. Isso revela uma lacuna no processo de ensino-aprendizagem, destacando a importância de fortalecer a formação dos futuros professores nesse tema relevante da Matemática. Para melhorar a qualidade do ensino de Matemática nas escolas, este estudo sugere uma abordagem mais prática e eficaz no ensino dos logaritmos durante a licenciatura, além de uma maior ênfase na inter-relação entre teoria e prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58698
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hélio Ivanildo Pereira-1.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons