Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58698

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Marcos luiz-
dc.contributor.authorPEREIRA, Helio Ivanildo-
dc.date.accessioned2024-11-11T11:54:29Z-
dc.date.available2024-11-11T11:54:29Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-11-08-
dc.identifier.citationPereira, Hélio Ivanildo.Uma análise do conhecimento sobre logaritmos entre alunos de licenciatura em matemática do Centro Acadêmico do Agreste/CAA: um estudo dos períodos finais.2024.Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58698-
dc.description.abstractOs logaritmos desempenham um papel fundamental na Matemática, com aplicações em diversas áreas do conhecimento, como em Física e Engenharia. No contexto do ensino, o entendimento profundo desse conceito é essencial para a formação de professores de Matemática. A escolha do tema deste trabalho se justifica pela necessidade de avaliar o conhecimento sobre logaritmos entre os licenciados em Matemática, visto que a compreensão inadequada desse tópico pode impactar a qualidade do ensino nas escolas. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre logaritmos entre estudantes dos períodos finais do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa foi conduzida com 15 licenciandos, por meio da aplicação de dois questionários. O primeiro questionário, de natureza diagnóstica, investigou o histórico de estudo dos logaritmos e a autopercepção dos estudantes sobre sua capacidade de ensinar o tema. O segundo questionário foi prático, composto por cinco questões que avaliaram a aplicação do conceito de logaritmos. Os resultados indicaram que, embora os estudantes tenham tido contato com o tema durante sua formação, muitos ainda enfrentam dificuldades em resolver questões básicas sobre logaritmos. Isso revela uma lacuna no processo de ensino-aprendizagem, destacando a importância de fortalecer a formação dos futuros professores nesse tema relevante da Matemática. Para melhorar a qualidade do ensino de Matemática nas escolas, este estudo sugere uma abordagem mais prática e eficaz no ensino dos logaritmos durante a licenciatura, além de uma maior ênfase na inter-relação entre teoria e prática.pt_BR
dc.format.extent101p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLogaritmospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleUma análise do conhecimento sobre logaritmos entre alunos de licenciatura em matemática do Centro Acadêmico do Agreste/CAA: um estudo dos períodos finais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3103828419121683pt_BR
dc.description.abstractxLogarithms play a fundamental role in Mathematics, with applications in several areas of knowledge, such as Physics and Engineering. In the context of teaching, a deep understanding of this concept is essential for the training of Mathematics teachers. The choice of the topic of this work is justified by the need to assess the knowledge about logarithms among Mathematics graduates, since an inadequate understanding of this topic can impact the quality of teaching in schools. The general objective of this work is to analyze the level of knowledge about logarithms among students in the final periods of the Mathematics Degree course at the Agreste Academic Center (CAA) of the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research was conducted with 15 undergraduate students, through the application of two questionnaires. The first questionnaire, of a diagnostic nature, investigated the history of study of logarithms and the students' self-perception of their ability to teach the subject. The second questionnaire was practical, consisting of five questions that assessed the application of the concept of logarithms. The results indicated that, although students have had contact with the topic during their training, many still face difficulties in solving basic questions about logarithms. This reveals a gap in the teaching-learning process, highlighting the importance of strengthening the training of future teachers in this relevant topic of Mathematics. To improve the quality of Mathematics teaching in schools, this study suggests a more practical and effective approach in teaching logarithms during undergraduate courses, in addition to a greater emphasis on the interrelationship between theory and practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Hélio Ivanildo Pereira-1.pdf2,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons