Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58619

Compartilhe esta página

Título: Do humano ao ciborgue: o corpo na ficção de Elena Aldunate e Liliana Colanzi
Autor(es): FARIAS, Isabella Christina da Silva
Palavras-chave: Distopia Latino-americana; Pós-humanismo; Transumanismo; Elena Aldunate; Liliana Colanzi; Antropoceno
Data do documento: 19-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FARIAS, Isabella Christina da Silva. Do humano ao ciborgue: o corpo na ficção de Elena Aldunate e Liliana Colanzi. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar o corpo na ficção de Elena Aldunate e Liliana Colanzi, a partir da hipótese de que a sua representação ocorre através da metamorfose do humano ao ciborgue, a qual funciona como ferramenta de análise crítica à reificação humana através da tecnologia. A pesquisa surgiu da análise do entrelaçamento do humano com a tecnologia, que, por conseguinte, resulta em uma entrega (in) voluntária aos mundos e sistemas que vêm sendo criados para a humanidade a partir da técnica, tais sistemas buscam modelar, ajustar e tornar os corpos “dóceis” (Foucault, 1987) através do imbricamento com aparatos tecnológicos que, ao fim e ao cabo, resultam em corpos manipulados a fim de atender aos interesses da tecnocracia. Assim, são propícias reflexões sobre as fronteiras entre humano e o ciborgue, sobre o que nos faz humanos ou o que nos afasta da nossa humanidade estritamente biológica, como também, pensar sobre a instrumentalização do corpo como mecanismo de controle político, o biopoder (Foucault, 1987). Como corpus serão analisados contos das obras Juana y la Cibernética (1963), de Aldunate e Ustedes Brillan en lo oscuro (2022) de Colanzi. Para realizar a pesquisa, primeiramente, traçou-se o contexto no qual as narrativas estão inseridas; o Antropoceno, demonstrando ainda o desenvolvimento da distopia desenhando cenários onde os limites do humano são saturados. Em seguida, serão analisados os conceitos e abordagens das filosofias transumanistas e pós-humanistas, como ainda, o corpo ciborgue e a metáfora do ciborgue, em Haraway, e a Teoria Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg. Por fim, serão analisados os contos e a representação do humano na metamorfose do ciborgue, em observação ao que apontam o Transumanismo e o Pós-humanismo, assim como as problemáticas expostas ao longo da fundamentação teórica. As discussões e análises têm como arcabouço teórico autores como Flávia Costa (2021); Feenberg (1992),Francesca Ferrando (2021); Marks de Marques (2014); Max More (2009), Bostrom (2009); Moylan (2016); Santaella (2019); Regis (2023); Gasset (2016); Deleuze (1990), Donna Haraway (1991), dentre outros.
Descrição: Arquivo trocado em 11/02/2025 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG em processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58619
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isabella Christina da Silva Farias.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons