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Título: "Todos aqui são educadores" : cartografia do devir-docente no (des)caminhar-com no Centro de Educação Popular Assunção (CEPA)
Autor(es): SILVA, Manoela Bezerra da
Palavras-chave: Devir-docente; CEPA; Educação popular; Cartografia; Pesquisa-refazenda
Data do documento: 28-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Manoela Bezerra da. "Todos aqui são educadores": cartografia do devir-docente no (des)caminhar-com no Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente cartografia surge a partir do encontro com docentes, como possibilidade de pensar devir-docente. Passeia com os sujeitos nas experiências, atos e atitudes de educar para além de premissas herméticas, ou seja, perspectivas que não se atrelam à manutenção de saberes que imobilizam a fantasia, o refazer e o recriar no processo educativo. Assim, a dimensão devir caminha em abertura, nos modos que a educação popular suscita, aproximando- se dos afetos e dos movimentos de vida na educação. Nesta pesquisa-refazenda cartografo devir-docente no Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), no município de Caruaru-Pe. Pelo horizonte da cartografia em Deleuze e Guattari (1995), ressalto o (des)caminhar-com docentes desde algumas pistas cartográficas: a conversação, a observação e atenção flutuante, o acompanhamento e a escuta das narrativas, além do diário de campo, não necessariamente nesta ordem. Desde a cartografia sentimental, em Rolnik (2011), cogito a inspiração poética da pesquisa pela Refazenda, junto à (des)montagem de um mapa poético a partir de pistas fotográficas nas vivências- com docentes. As experiências devir-docente, sugerem tessituras compreensivas que reorientam a intersecção entre teoria e prática no território da educação popular. A pesquisa-refazenda no (des)caminhar-com, ressalta o vivido enquanto mapa direcionado à experiência e aos atravessamentos no fazer educativo. No devir apresentam-se multiplicidades dos corpos educativos que educam e, ao mesmo tempo, são educados. Desse modo, encontramos-com territórios reflexivos e afetivos que se vinculam ao refazer dos atos do educar desde os afetos e rizomas. Nas experiências-com docentes, compreendemos que devir-docente não se conclui, pois é acontecimento, assim, algo sempre pode escapulir no cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58565
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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