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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58565
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARDOSO, Fernando da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Manoela Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T14:48:06Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T14:48:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Manoela Bezerra da. "Todos aqui são educadores": cartografia do devir-docente no (des)caminhar-com no Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58565 | - |
dc.description.abstract | A presente cartografia surge a partir do encontro com docentes, como possibilidade de pensar devir-docente. Passeia com os sujeitos nas experiências, atos e atitudes de educar para além de premissas herméticas, ou seja, perspectivas que não se atrelam à manutenção de saberes que imobilizam a fantasia, o refazer e o recriar no processo educativo. Assim, a dimensão devir caminha em abertura, nos modos que a educação popular suscita, aproximando- se dos afetos e dos movimentos de vida na educação. Nesta pesquisa-refazenda cartografo devir-docente no Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), no município de Caruaru-Pe. Pelo horizonte da cartografia em Deleuze e Guattari (1995), ressalto o (des)caminhar-com docentes desde algumas pistas cartográficas: a conversação, a observação e atenção flutuante, o acompanhamento e a escuta das narrativas, além do diário de campo, não necessariamente nesta ordem. Desde a cartografia sentimental, em Rolnik (2011), cogito a inspiração poética da pesquisa pela Refazenda, junto à (des)montagem de um mapa poético a partir de pistas fotográficas nas vivências- com docentes. As experiências devir-docente, sugerem tessituras compreensivas que reorientam a intersecção entre teoria e prática no território da educação popular. A pesquisa-refazenda no (des)caminhar-com, ressalta o vivido enquanto mapa direcionado à experiência e aos atravessamentos no fazer educativo. No devir apresentam-se multiplicidades dos corpos educativos que educam e, ao mesmo tempo, são educados. Desse modo, encontramos-com territórios reflexivos e afetivos que se vinculam ao refazer dos atos do educar desde os afetos e rizomas. Nas experiências-com docentes, compreendemos que devir-docente não se conclui, pois é acontecimento, assim, algo sempre pode escapulir no cotidiano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Devir-docente | pt_BR |
dc.subject | CEPA | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-refazenda | pt_BR |
dc.title | "Todos aqui são educadores" : cartografia do devir-docente no (des)caminhar-com no Centro de Educação Popular Assunção (CEPA) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8393257846308699 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1087934915290279 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This cartography arises from the meeting with teacher, as a possibility to think about becoming-teacher. Walk with the subjects through the experiences, acts and attitudes of educating beyond hermetic premises, that is, perspectives that are not tied to the maintenance of knowledge that immobilizes fantasy, remaking and recreating in the educational process. Thus, the becoming dimension moves in openness, in the ways that popular education raises, approaching the affections and life movements in education. In this research-refazenda I cartograph teaching process at the Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), in the municipality of Caruaru-Pe. On the horizon of cartography in Deleuze and Guattari (1995), i highlight the (un)walk-with the teaching from some cartographic clues: conversation, observation and floating attention, monitoring and listening to narratives, in addition to the field diary, not necessarily in this order. From sentimental cartography, in Rolnik (2011), I consider the poetic inspiration of the research for Refazenda, together with the (dis)assembly of a poetic map, based on photographic clues, in experiences with teachers. The experiences becoming-teacher, suggest comprehensive textures that reorient the intersection between theory and practice in the territory of popular education. The research-refazenda in (un)walk-with, highlights the experience as a map directed to the experience and the crossings in educational practice. In becoming, there are multiplicities of educational bodies that educate and, at the same time, are educated. In this way, we find ourselves with reflective and affective territories that are linked to the remaking of the acts of educating from affections and rhizomes. In experiences with the teachers, we understand that becoming- teacher does not end, as it is an event, so something can always slip away in everyday life. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Manoela Bezerra da Silva.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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