Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58548
Comparte esta pagina
Título : | Redução do custo unitário de frete marítimo: um estudo em uma empresa de autopeças do Agreste de Pernambuco. |
Autor : | SILVA, Maria Eduarda Oliveira da |
Palabras clave : | Logística Empresarial; Custo de Frete; Transportes; World Class Manufacturing (WCM); 5G |
Fecha de publicación : | 24-oct-2024 |
Citación : | SILVA, Maria Eduarda Oliveira da. Redução do Custo Unitário do Frete Marítimo: um estudo em uma empresa de autopeças do Agreste de PernambucoTítulo: subtítulo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | A exportação de baterias e seus insumos exige uma escolha cuidadosa dos modais de transporte para garantir eficiência, segurança e competitividade no mercado global. A seleção do modal adequado depende de fatores como distância, tempo, custo e características da carga. O transporte desempenha um papel essencial na logística global, sendo crucial para o escoamento de produtos e insumos. Um sistema de transporte bem planejado pode reduzir custos e aumentar a competitividade das empresas. O transporte marítimo é comumente utilizado para exportações em larga escala de baterias e seus insumos, sendo uma opção econômica. O presente trabalho busca elevar a ocupação de carga em containers para reduzir o custo unitário do frete marítimo de uma empresa de autopeças do Agreste de Pernambuco. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, sendo conduzida por meio de um estudo de caso, desenvolvido com entrevistas semiestruturadas junto a representantes das áreas de Engenharia de Qualidade e Transportes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico que incluiu artigos científicos, dissertações e livros sobre logística empresarial, custos de transporte, World Class Manufacturing (WCM) e o comércio exterior no Mercosul. O principal resultado identificado no estudo de caso foi a redução do custo unitário do frete, alcançada através da otimização da ocupação de carga dos containers, viabilizada pelo aumento de uma camada nos paletes de caixa, além disso, foi discutido as consequências esperadas a partir desta configuração de atendimento, onde suas aplicações são mostradas juntos de suas vantagens a nível organizacional. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58548 |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Eduarda Oliveira da Silva.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons