Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58548
Share on
Title: | Redução do custo unitário de frete marítimo: um estudo em uma empresa de autopeças do Agreste de Pernambuco. |
Authors: | SILVA, Maria Eduarda Oliveira da |
Keywords: | Logística Empresarial; Custo de Frete; Transportes; World Class Manufacturing (WCM); 5G |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Maria Eduarda Oliveira da. Redução do Custo Unitário do Frete Marítimo: um estudo em uma empresa de autopeças do Agreste de PernambucoTítulo: subtítulo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A exportação de baterias e seus insumos exige uma escolha cuidadosa dos modais de transporte para garantir eficiência, segurança e competitividade no mercado global. A seleção do modal adequado depende de fatores como distância, tempo, custo e características da carga. O transporte desempenha um papel essencial na logística global, sendo crucial para o escoamento de produtos e insumos. Um sistema de transporte bem planejado pode reduzir custos e aumentar a competitividade das empresas. O transporte marítimo é comumente utilizado para exportações em larga escala de baterias e seus insumos, sendo uma opção econômica. O presente trabalho busca elevar a ocupação de carga em containers para reduzir o custo unitário do frete marítimo de uma empresa de autopeças do Agreste de Pernambuco. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, sendo conduzida por meio de um estudo de caso, desenvolvido com entrevistas semiestruturadas junto a representantes das áreas de Engenharia de Qualidade e Transportes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico que incluiu artigos científicos, dissertações e livros sobre logística empresarial, custos de transporte, World Class Manufacturing (WCM) e o comércio exterior no Mercosul. O principal resultado identificado no estudo de caso foi a redução do custo unitário do frete, alcançada através da otimização da ocupação de carga dos containers, viabilizada pelo aumento de uma camada nos paletes de caixa, além disso, foi discutido as consequências esperadas a partir desta configuração de atendimento, onde suas aplicações são mostradas juntos de suas vantagens a nível organizacional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58548 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Eduarda Oliveira da Silva.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License