Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58548

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAUJO, Osmar Veras-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-11-06T13:16:28Z-
dc.date.available2024-11-06T13:16:28Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-11-01-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Eduarda Oliveira da. Redução do Custo Unitário do Frete Marítimo: um estudo em uma empresa de autopeças do Agreste de PernambucoTítulo: subtítulo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58548-
dc.description.abstractA exportação de baterias e seus insumos exige uma escolha cuidadosa dos modais de transporte para garantir eficiência, segurança e competitividade no mercado global. A seleção do modal adequado depende de fatores como distância, tempo, custo e características da carga. O transporte desempenha um papel essencial na logística global, sendo crucial para o escoamento de produtos e insumos. Um sistema de transporte bem planejado pode reduzir custos e aumentar a competitividade das empresas. O transporte marítimo é comumente utilizado para exportações em larga escala de baterias e seus insumos, sendo uma opção econômica. O presente trabalho busca elevar a ocupação de carga em containers para reduzir o custo unitário do frete marítimo de uma empresa de autopeças do Agreste de Pernambuco. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, sendo conduzida por meio de um estudo de caso, desenvolvido com entrevistas semiestruturadas junto a representantes das áreas de Engenharia de Qualidade e Transportes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico que incluiu artigos científicos, dissertações e livros sobre logística empresarial, custos de transporte, World Class Manufacturing (WCM) e o comércio exterior no Mercosul. O principal resultado identificado no estudo de caso foi a redução do custo unitário do frete, alcançada através da otimização da ocupação de carga dos containers, viabilizada pelo aumento de uma camada nos paletes de caixa, além disso, foi discutido as consequências esperadas a partir desta configuração de atendimento, onde suas aplicações são mostradas juntos de suas vantagens a nível organizacional.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística Empresarialpt_BR
dc.subjectCusto de Fretept_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectWorld Class Manufacturing (WCM)pt_BR
dc.subject5Gpt_BR
dc.titleRedução do custo unitário de frete marítimo: um estudo em uma empresa de autopeças do Agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9614727340550889pt_BR
dc.description.abstractxThe export of batteries and their inputs requires a careful selection of transportation modes to ensure efficiency, safety, and competitiveness in the global market. The choice of the appropriate mode depends on factors such as distance, time, cost, and cargo characteristics. Transportation plays an essential role in global logistics and is crucial for the flow of products and inputs. A well-planned transportation system can reduce costs and increase company competitiveness. Maritime transport is commonly used for large-scale exports of batteries and their inputs, being an economical option. This study aims to increase load occupancy to reduce the unit cost of maritime freight for an auto parts company in the Agreste region of Pernambuco. The research adopts a qualitative and descriptive approach, conducted through a case study with semi-structured interviews with representatives from Quality Engineering and Transportation areas. To support the study, a bibliographic review was conducted, including scientific articles, dissertations, and books on business logistics, transportation costs, World Class Manufacturing, and foreign trade in Mercosur. The main result identified in the case study was a reduction in the unit cost of freight, achieved by optimizing container load occupancy, made possible by adding an extra layer on the pallet boxes. Additionally, the expected outcomes of this service configuration were discussed, showing its applications along with its organizational-level advantages.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda Oliveira da Silva.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons