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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513

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Title: Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
Authors: TRINDADE, Ana Carolina de Freitas
Keywords: Recife; Imagem; Modernidade; Cícero Dias; Paulo Bruscky
Issue Date: 28-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: TRINDADE, Ana Carolina de Freitas. Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky.2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Partindo do princípio de que a produção artística de um determinado período pode contribuir para um entendimento mais rico de um período da história de uma cidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre as imagens do Recife por meio das obras dos artistas Cícero Dias (1907-2003) e Paulo Bruscky (1949). Atuantes na disseminação das vanguardas artísticas, os artistas em diferentes temporalidades e modos de expressão/ação – pintura e performance – apresentaram suas percepções sobre os efeitos da modernização na cidade. Os artistas produziram um acervo grande de obras que fazem relações diretas ou indiretas ao cotidiano da cidade e que nos ajuda a apreender melhor a experiência da modernidade na cidade. Eram imagens de um Recife que não seguiam uma linearidade, havia surpresas, interseções, encontros e descompassos entre o tempo e espaço. Uma forma de pensar e de apresentar a cidade que se aproxima daquela elaborada por Walter Benjamin com seus estudos das imagens da modernidade da paris do século XIX, que não apenas buscou regressar e apresentar os fatos e fenômenos que originaram a formação destas imagens, mas apresentou uma outra forma de contar a história. Por meio da coleção de fragmentos de tempos variados, lugares e sobretudo a partir de personagens ordinários da cidade tanto Benjamin como Aby Warburg por meio da comparação e contraste de várias imagens artísticas utilizaram a montagem, técnica, herdada do cinema vanguarda e dos escritos surrealistas e das obras dadaístas, como forma de pensar e sobretudo como proposta de apresentar uma outra história na perspectiva dos anônimos ou vencidos como para descobrir padrões e repetições visuais, respectivamente. Ao aproximarmos artistas de temporalidades diferentes, por meio da montagem, buscamos, assim, investigar similaridades, sobrevivências e mudanças das imagens da modernidade do Recife.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

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