Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513
Compartilhe esta página
Título: | Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky |
Autor(es): | TRINDADE, Ana Carolina de Freitas |
Palavras-chave: | Recife; Imagem; Modernidade; Cícero Dias; Paulo Bruscky |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | TRINDADE, Ana Carolina de Freitas. Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky.2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Partindo do princípio de que a produção artística de um determinado período pode contribuir para um entendimento mais rico de um período da história de uma cidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre as imagens do Recife por meio das obras dos artistas Cícero Dias (1907-2003) e Paulo Bruscky (1949). Atuantes na disseminação das vanguardas artísticas, os artistas em diferentes temporalidades e modos de expressão/ação – pintura e performance – apresentaram suas percepções sobre os efeitos da modernização na cidade. Os artistas produziram um acervo grande de obras que fazem relações diretas ou indiretas ao cotidiano da cidade e que nos ajuda a apreender melhor a experiência da modernidade na cidade. Eram imagens de um Recife que não seguiam uma linearidade, havia surpresas, interseções, encontros e descompassos entre o tempo e espaço. Uma forma de pensar e de apresentar a cidade que se aproxima daquela elaborada por Walter Benjamin com seus estudos das imagens da modernidade da paris do século XIX, que não apenas buscou regressar e apresentar os fatos e fenômenos que originaram a formação destas imagens, mas apresentou uma outra forma de contar a história. Por meio da coleção de fragmentos de tempos variados, lugares e sobretudo a partir de personagens ordinários da cidade tanto Benjamin como Aby Warburg por meio da comparação e contraste de várias imagens artísticas utilizaram a montagem, técnica, herdada do cinema vanguarda e dos escritos surrealistas e das obras dadaístas, como forma de pensar e sobretudo como proposta de apresentar uma outra história na perspectiva dos anônimos ou vencidos como para descobrir padrões e repetições visuais, respectivamente. Ao aproximarmos artistas de temporalidades diferentes, por meio da montagem, buscamos, assim, investigar similaridades, sobrevivências e mudanças das imagens da modernidade do Recife. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ana Carolina de Freitas Trindade.pdf | 24,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons