Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Fernando Diniz | - |
dc.contributor.author | TRINDADE, Ana Carolina de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T18:00:33Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T18:00:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Ana Carolina de Freitas. Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky.2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513 | - |
dc.description.abstract | Partindo do princípio de que a produção artística de um determinado período pode contribuir para um entendimento mais rico de um período da história de uma cidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre as imagens do Recife por meio das obras dos artistas Cícero Dias (1907-2003) e Paulo Bruscky (1949). Atuantes na disseminação das vanguardas artísticas, os artistas em diferentes temporalidades e modos de expressão/ação – pintura e performance – apresentaram suas percepções sobre os efeitos da modernização na cidade. Os artistas produziram um acervo grande de obras que fazem relações diretas ou indiretas ao cotidiano da cidade e que nos ajuda a apreender melhor a experiência da modernidade na cidade. Eram imagens de um Recife que não seguiam uma linearidade, havia surpresas, interseções, encontros e descompassos entre o tempo e espaço. Uma forma de pensar e de apresentar a cidade que se aproxima daquela elaborada por Walter Benjamin com seus estudos das imagens da modernidade da paris do século XIX, que não apenas buscou regressar e apresentar os fatos e fenômenos que originaram a formação destas imagens, mas apresentou uma outra forma de contar a história. Por meio da coleção de fragmentos de tempos variados, lugares e sobretudo a partir de personagens ordinários da cidade tanto Benjamin como Aby Warburg por meio da comparação e contraste de várias imagens artísticas utilizaram a montagem, técnica, herdada do cinema vanguarda e dos escritos surrealistas e das obras dadaístas, como forma de pensar e sobretudo como proposta de apresentar uma outra história na perspectiva dos anônimos ou vencidos como para descobrir padrões e repetições visuais, respectivamente. Ao aproximarmos artistas de temporalidades diferentes, por meio da montagem, buscamos, assim, investigar similaridades, sobrevivências e mudanças das imagens da modernidade do Recife. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Cícero Dias | pt_BR |
dc.subject | Paulo Bruscky | pt_BR |
dc.title | Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8060879289083824 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6641935263631117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on the premise that the artistic production of a specific period can contribute to a richer understanding of a city’s historical period, this study proposes a reflection on the imagery of Recife through the works of artists Cícero Dias (1907-2003) and Paulo Bruscky (1949). As active figures in disseminating artistic avant-gardes, these artists, through different temporalities and modes of expression/action such as painting and performance, presented their perceptions of the effects of modernization on the city. They produced a vast collection of artworks that directly or indirectly relate to the city’s everyday life, providing us with a better grasp of the experience of modernity in the city. These images depicted a non-linear Recife, characterized by surprises, intersections, encounters, and disjunctions between time and space. This way of thinking and presenting the city aligns with Walter Benjamin’s elaboration of the imagery of 19th-century Parisian modernity. Benjamin’s approach not only sought to revisit and present the facts and phenomena that gave rise to the formation of these images but also offered an alternative way of narrating history. Through the collection of fragments from different times, places, and, above all, ordinary city dwellers, both Benjamin and Aby Warburg employed the montage technique inherited from avant-garde cinema, surrealistic writings, and Dadaist works as a means of thinking and, most importantly, as a proposal to present an alternative history from the perspectives of the anonymous or the defeated, aiming to discover visual patterns and repetitions, respectively. By bringing artists from different temporalities together through montage, our objective is to investigate the similarities, survivals, and changes in the imagery of modernity in Recife. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ana Carolina de Freitas Trindade.pdf | 24,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons