Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58505
Share on
Title: | Coesão referencial: o uso da anáfora nas tirinhas no livro didático do Ensino Fundamental Anos Finais |
Authors: | SILVA, Keylla Sunamita Pereira da |
Keywords: | Coesão Textual; Anáfora; Livro Didático |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Keylla Sunamita Pereira da. Coesão referencial: o uso da anáfora nas tirinhas no livro didático do Ensino Fundamental Anos Finais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho analisa como se dá o uso da coesão referencial, especificamente a anáfora, nas tirinhas presentes no livro didático do Ensino Fundamental anos finais. A pesquisa investiga como o uso da anáfora contribui para a coesão textual e facilita a compreensão por parte dos alunos, levando em consideração as habilidades trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).As tirinhas, por combinarem elementos verbais e visuais, representam um gênero textual adequado para explorar os recursos de coesão, uma vez que o uso de pronomes e expressões anafóricas ajuda a manter a continuidade e clareza da narrativa que pode se dar a partir de suas múltiplas semioses. Os resultados indicam que, ao aprenderem a identificar e utilizar esses recursos de maneira eficiente, os alunos aprimoram suas habilidades de leitura e compreensão textual, tornando-se leitores mais críticos e proficientes. O estudo conclui que as tirinhas são ferramentas pedagógicas eficazes, oferecendo aos alunos um meio acessível e dinâmico de explorar a coesão textual e desenvolver suas competências linguísticas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58505 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Keylla Sunamita Pereira da Silva .pdf | 558,07 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License