Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58505

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIBALDO, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorSILVA, Keylla Sunamita Pereira da-
dc.date.accessioned2024-11-05T16:58:37Z-
dc.date.available2024-11-05T16:58:37Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Keylla Sunamita Pereira da. Coesão referencial: o uso da anáfora nas tirinhas no livro didático do Ensino Fundamental Anos Finais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58505-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como se dá o uso da coesão referencial, especificamente a anáfora, nas tirinhas presentes no livro didático do Ensino Fundamental anos finais. A pesquisa investiga como o uso da anáfora contribui para a coesão textual e facilita a compreensão por parte dos alunos, levando em consideração as habilidades trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).As tirinhas, por combinarem elementos verbais e visuais, representam um gênero textual adequado para explorar os recursos de coesão, uma vez que o uso de pronomes e expressões anafóricas ajuda a manter a continuidade e clareza da narrativa que pode se dar a partir de suas múltiplas semioses. Os resultados indicam que, ao aprenderem a identificar e utilizar esses recursos de maneira eficiente, os alunos aprimoram suas habilidades de leitura e compreensão textual, tornando-se leitores mais críticos e proficientes. O estudo conclui que as tirinhas são ferramentas pedagógicas eficazes, oferecendo aos alunos um meio acessível e dinâmico de explorar a coesão textual e desenvolver suas competências linguísticaspt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoesão Textualpt_BR
dc.subjectAnáforapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleCoesão referencial: o uso da anáfora nas tirinhas no livro didático do Ensino Fundamental Anos Finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzes how referential cohesion is used, specificallyanaphora, in comic strips present in elementary school textbook in thefinal years.The research investigates how the use of anaphora contributes to textual cohesionand facilitates understanding by students, taking into account the skills brought bythe National Common Curricular Base (BNCC). Comic strips, by combiningverbal and visual elements, represent a suitable textual genre to explorecohesionresources, since the use of pronouns and anaphoric expressions helps tomaintainthe continuity and clarity of the narrative that can occur fromits multiplesemiosis.The results indicate that, by learning to identify and use these resources efficiently,students improve their reading and text comprehension skills, becomingmorecritical and proficient readers. The study concludes that comic strips areeffectivepedagogical tools, offering students an accessible and dynamic means of exploringtextual cohesion and developing their language skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8626678553522232pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Keylla Sunamita Pereira da Silva .pdf558,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons