Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462
Comparte esta pagina
Título : | Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente |
Autor : | URQUIZA, Jeanny Monteiro MARTINS, Bárbara Amaral |
Palabras clave : | Representações docentes; Discurso coletivo; Altas Habilidades; Superdotação |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | URQUIZA, Jeanny Monteiro; MARTINS, Bárbara Amaral. Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente. Aprender – Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, Ano 15, n. 26, Jul./Dez. 2021. p.140-159 |
Resumen : | A categoria docente ainda se mostra inabilitada para atender, educacionalmente, as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), visto que essa especificidade é pouco discutida nos âmbitos escolares, o que desencadeia muitas concepções mitológicas e preconceituosas a despeito desse alunado e de como atendê-lo. Diante deste cenário, ilustra-se cada vez mais o imperativo de conhecer o que pensam os professores sobre o referido fenômeno, pois os processos de identificação e de atendimento aos estudantes com indicadores de AH/SD perpassam, substancialmente, pelas ações docentes. Com base no exposto, esta pesquisa objetivou investigar as concepções sociais docentes sobre AH/SD, de maneira a analisarmos quais as premissas explicativas que fundamentaram essas representações. A amostra foi constituída por onze professores pertencentes à Educação Infantil, cujos depoimentos foram analisados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados, fizeram-se presentes concepções inverídicas; evidenciaram-se conceitos alinhados a Teoria dos Três Anéis e desvelaram-se conhecimentos superficiais quanto à temática investigada. Neste contexto, refletimos que tanto a formação inicial como a continuada deve discutir, com os professores, conhecimentos científicos sobre esta área, para que uma educação mais exitosa e comprometida com o desenvolvimento de potenciais seja efetivamente oferecida ao público com AH/SD. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
URQUIZA. Concepções sobre Altas Habilidades. p.140-159.pdf Acceso restringido | 953,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.