Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorESTOLANO, Manoel-
dc.contributor.authorURQUIZA, Jeanny Monteiro-
dc.contributor.authorMARTINS, Bárbara Amaral-
dc.date.accessioned2024-11-04T19:26:21Z-
dc.date.available2024-11-04T19:26:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationURQUIZA, Jeanny Monteiro; MARTINS, Bárbara Amaral. Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente. Aprender – Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, Ano 15, n. 26, Jul./Dez. 2021. p.140-159pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé, estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractA categoria docente ainda se mostra inabilitada para atender, educacionalmente, as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), visto que essa especificidade é pouco discutida nos âmbitos escolares, o que desencadeia muitas concepções mitológicas e preconceituosas a despeito desse alunado e de como atendê-lo. Diante deste cenário, ilustra-se cada vez mais o imperativo de conhecer o que pensam os professores sobre o referido fenômeno, pois os processos de identificação e de atendimento aos estudantes com indicadores de AH/SD perpassam, substancialmente, pelas ações docentes. Com base no exposto, esta pesquisa objetivou investigar as concepções sociais docentes sobre AH/SD, de maneira a analisarmos quais as premissas explicativas que fundamentaram essas representações. A amostra foi constituída por onze professores pertencentes à Educação Infantil, cujos depoimentos foram analisados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados, fizeram-se presentes concepções inverídicas; evidenciaram-se conceitos alinhados a Teoria dos Três Anéis e desvelaram-se conhecimentos superficiais quanto à temática investigada. Neste contexto, refletimos que tanto a formação inicial como a continuada deve discutir, com os professores, conhecimentos científicos sobre esta área, para que uma educação mais exitosa e comprometida com o desenvolvimento de potenciais seja efetivamente oferecida ao público com AH/SD.pt_BR
dc.format.extentp. 140-159pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectRepresentações docentespt_BR
dc.subjectDiscurso coletivopt_BR
dc.subjectAltas Habilidadespt_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.titleConcepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docentept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityParcialmenteAcessivelpt_BR
dc.issued2024-09-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.cityVitória da Conquistapt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
URQUIZA. Concepções sobre Altas Habilidades. p.140-159.pdf
  Acesso restrito
953,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.