Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | ESTOLANO, Manoel | - |
dc.contributor.author | URQUIZA, Jeanny Monteiro | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Bárbara Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T19:26:21Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04T19:26:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | URQUIZA, Jeanny Monteiro; MARTINS, Bárbara Amaral. Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente. Aprender – Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, Ano 15, n. 26, Jul./Dez. 2021. p.140-159 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | A categoria docente ainda se mostra inabilitada para atender, educacionalmente, as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), visto que essa especificidade é pouco discutida nos âmbitos escolares, o que desencadeia muitas concepções mitológicas e preconceituosas a despeito desse alunado e de como atendê-lo. Diante deste cenário, ilustra-se cada vez mais o imperativo de conhecer o que pensam os professores sobre o referido fenômeno, pois os processos de identificação e de atendimento aos estudantes com indicadores de AH/SD perpassam, substancialmente, pelas ações docentes. Com base no exposto, esta pesquisa objetivou investigar as concepções sociais docentes sobre AH/SD, de maneira a analisarmos quais as premissas explicativas que fundamentaram essas representações. A amostra foi constituída por onze professores pertencentes à Educação Infantil, cujos depoimentos foram analisados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados, fizeram-se presentes concepções inverídicas; evidenciaram-se conceitos alinhados a Teoria dos Três Anéis e desvelaram-se conhecimentos superficiais quanto à temática investigada. Neste contexto, refletimos que tanto a formação inicial como a continuada deve discutir, com os professores, conhecimentos científicos sobre esta área, para que uma educação mais exitosa e comprometida com o desenvolvimento de potenciais seja efetivamente oferecida ao público com AH/SD. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 140-159 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Representações docentes | pt_BR |
dc.subject | Discurso coletivo | pt_BR |
dc.subject | Altas Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Superdotação | pt_BR |
dc.title | Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | ParcialmenteAcessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-09 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | Vitória da Conquista | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
URQUIZA. Concepções sobre Altas Habilidades. p.140-159.pdf Acesso restrito | 953,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.