Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462

Compartilhe esta página

Título: Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente
Autor(es): URQUIZA, Jeanny Monteiro
MARTINS, Bárbara Amaral
Palavras-chave: Representações docentes; Discurso coletivo; Altas Habilidades; Superdotação
Data do documento: 2021
Citação: URQUIZA, Jeanny Monteiro; MARTINS, Bárbara Amaral. Concepções sobre altas habilidades/superdotação: reflexões com base na discursividade docente. Aprender – Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, Ano 15, n. 26, Jul./Dez. 2021. p.140-159
Abstract: A categoria docente ainda se mostra inabilitada para atender, educacionalmente, as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), visto que essa especificidade é pouco discutida nos âmbitos escolares, o que desencadeia muitas concepções mitológicas e preconceituosas a despeito desse alunado e de como atendê-lo. Diante deste cenário, ilustra-se cada vez mais o imperativo de conhecer o que pensam os professores sobre o referido fenômeno, pois os processos de identificação e de atendimento aos estudantes com indicadores de AH/SD perpassam, substancialmente, pelas ações docentes. Com base no exposto, esta pesquisa objetivou investigar as concepções sociais docentes sobre AH/SD, de maneira a analisarmos quais as premissas explicativas que fundamentaram essas representações. A amostra foi constituída por onze professores pertencentes à Educação Infantil, cujos depoimentos foram analisados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados, fizeram-se presentes concepções inverídicas; evidenciaram-se conceitos alinhados a Teoria dos Três Anéis e desvelaram-se conhecimentos superficiais quanto à temática investigada. Neste contexto, refletimos que tanto a formação inicial como a continuada deve discutir, com os professores, conhecimentos científicos sobre esta área, para que uma educação mais exitosa e comprometida com o desenvolvimento de potenciais seja efetivamente oferecida ao público com AH/SD.
Descrição: Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58462
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
URQUIZA. Concepções sobre Altas Habilidades. p.140-159.pdf
  Acesso restrito
953,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.