Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58338
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOURO, Viviane dos Santos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Matheus Tennesy Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T14:05:48Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30T14:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Matheus Tennesy Ferreira. AUTONOMIA E INFÂNCIA: Diálogos entre Cognição Social, Educação Musical e BNCC . 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58338 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso é uma revisão bibliográfica que investiga a relação entre autonomia e educação musical na escola, abordando questões como os sentidos de autonomia na Base Nacional Curricular Comum, documento normativo dos currículos da educação básica (BNCC), investigando também relações entre emoções, cognição social, tomada de decisão e autonomia, a partir de literatura da psicologia e neurociências, e correlacionando estes saberes com a literatura de educação musical para analisar a musicalização nas escolas como um espaço fomentador do desenvolvimento da autonomia enquanto competência pelos educandos. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | autonomia | pt_BR |
dc.subject | cognição social | pt_BR |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | AUTONOMIA E INFÂNCIA: Diálogos entre Cognição Social, Educação Musical e BNCC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6790119056136859 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course conclusion work is a bibliographic review that investigates the relationship between autonomy and music education at school, addressing issues such as the meanings of autonomy in the National Curricular Common Base (BNCC),normative document for basic education curricula, also investigating relationships between emotions, social cognition, decision making and autonomy, based on psychology and neuroscience literature, also correlating this knowledge with the music education literature to analyze musicalization in schools as a space that fosters the development of autonomy as a competence by students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus Tennesy Ferreira Santos.pdf | 394,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons