Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58301
Share on
Title: | Meiose e variabilidade genética: uma abordagem ativa através da sequência didática gamificada |
Authors: | SANTOS, Gabriela Severina dos |
Keywords: | Meiose; Genética; Sequência didática; Gamificação |
Issue Date: | 7-Oct-2024 |
Citation: | SANTOS, Gabriela Severina dos. Meiose e variabilidade genética: uma abordagem ativa através da sequência didática gamificada. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | As metodologias ativas de aprendizagem transformam o processo educacional ao colocar o aluno como protagonista, enquanto o professor atua como mediador. Por meio da resolução de problemas e atividades colaborativas, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades críticas e a construir conhecimento de forma autônoma e participativa. Um dos temas mais complexos em Genética é o comportamento dos cromossomos durante a meiose, processo fundamental para a compreensão da reprodução, variabilidade genética e evolução. No entanto, sua natureza abstrata, somada à terminologia científica, pode dificultar a assimilação e prejudicar o aprendizado de tópicos relacionados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática gamificada (SDG) como estratégia pedagógica para facilitar o ensino e a aprendizagem sobre a meiose e sua influência na variabilidade genética. Com uma abordagem qualitativa, a SDG foi fundamentada nas habilidades estabelecidas na BNCC, em particular nas competências (EM13CNT208) e (EM13CNT301), e organizada em quatro encontros, incluindo três desafios e avaliações diagnósticas e somativas. Essa metodologia emprega atividades lúdicas e ferramentas tecnológicas, para enriquecer a estratégia de ensino, tornando o aprendizado mais motivador e envolvente. Desse modo, espera-se que a elaboração desta SDG para abordagem do ensino de Biologia, com foco no estudo sobre meiose, promova um ensino mais interativo, lúdico e dinâmico. Portanto, diferente dos métodos tradicionais, essa abordagem reorganiza o conteúdo para facilitar a compreensão e o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a relevância da meiose no contexto biológico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58301 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriela Severina dos Santos.pdf Embargoed Item Until 2025-10-24 | 2,22 MB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License