Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58301

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorSANTOS, Gabriela Severina dos-
dc.date.accessioned2024-10-25T19:51:18Z-
dc.date.available2024-10-25T19:51:18Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.date.submitted2024-10-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela Severina dos. Meiose e variabilidade genética: uma abordagem ativa através da sequência didática gamificada. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58301-
dc.description.abstractAs metodologias ativas de aprendizagem transformam o processo educacional ao colocar o aluno como protagonista, enquanto o professor atua como mediador. Por meio da resolução de problemas e atividades colaborativas, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades críticas e a construir conhecimento de forma autônoma e participativa. Um dos temas mais complexos em Genética é o comportamento dos cromossomos durante a meiose, processo fundamental para a compreensão da reprodução, variabilidade genética e evolução. No entanto, sua natureza abstrata, somada à terminologia científica, pode dificultar a assimilação e prejudicar o aprendizado de tópicos relacionados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática gamificada (SDG) como estratégia pedagógica para facilitar o ensino e a aprendizagem sobre a meiose e sua influência na variabilidade genética. Com uma abordagem qualitativa, a SDG foi fundamentada nas habilidades estabelecidas na BNCC, em particular nas competências (EM13CNT208) e (EM13CNT301), e organizada em quatro encontros, incluindo três desafios e avaliações diagnósticas e somativas. Essa metodologia emprega atividades lúdicas e ferramentas tecnológicas, para enriquecer a estratégia de ensino, tornando o aprendizado mais motivador e envolvente. Desse modo, espera-se que a elaboração desta SDG para abordagem do ensino de Biologia, com foco no estudo sobre meiose, promova um ensino mais interativo, lúdico e dinâmico. Portanto, diferente dos métodos tradicionais, essa abordagem reorganiza o conteúdo para facilitar a compreensão e o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a relevância da meiose no contexto biológico.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeiosept_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleMeiose e variabilidade genética: uma abordagem ativa através da sequência didática gamificadapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9111750629125742pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.description.abstractxActive learning methodologies transform the educational process by placing the student as the protagonist, while the teacher acts as a mediator. Through problem solving and collaborative activities, students are encouraged to develop critical skills and build knowledge in an autonomous and participatory way. One of the most complex topics in Genetics is the behavior of chromosomes during meiosis, a fundamental process for understanding reproduction, genetic variability and evolution. However, its abstract nature, combined with scientific terminology, can make assimilation difficult and harm the learning of related topics. Therefore, this work aims to develop a gamified didactic sequence (SDG) as a pedagogical strategy to facilitate teaching and learning about meiosis and its influence on genetic variability. With a qualitative approach, the SDG was based on the skills established in the BNCC, especially the competencies (EM13CNT208) and (EM13CNT301), and organized in four meetings, including three challenges and diagnostic and summative assessments. This methodology uses playful activities and technological tools to enrich the teaching strategy, making learning more motivating and engaging. Therefore, it is expected that the development of this SDG to approach the teaching of Biology, with a focus on the study of meiosis, will promote more interactive, playful and dynamic teaching. Therefore, unlike traditional methods, this approach reorganizes the content to facilitate understanding and the teaching-learning process, emphasizing the relevance of meiosis in the biological context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriela Severina dos Santos.pdf
  Item embargado até 2025-10-24
2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons