Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58301

Compartilhe esta página

Título: Meiose e variabilidade genética: uma abordagem ativa através da sequência didática gamificada
Autor(es): SANTOS, Gabriela Severina dos
Palavras-chave: Meiose; Genética; Sequência didática; Gamificação
Data do documento: 7-Out-2024
Citação: SANTOS, Gabriela Severina dos. Meiose e variabilidade genética: uma abordagem ativa através da sequência didática gamificada. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: As metodologias ativas de aprendizagem transformam o processo educacional ao colocar o aluno como protagonista, enquanto o professor atua como mediador. Por meio da resolução de problemas e atividades colaborativas, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades críticas e a construir conhecimento de forma autônoma e participativa. Um dos temas mais complexos em Genética é o comportamento dos cromossomos durante a meiose, processo fundamental para a compreensão da reprodução, variabilidade genética e evolução. No entanto, sua natureza abstrata, somada à terminologia científica, pode dificultar a assimilação e prejudicar o aprendizado de tópicos relacionados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática gamificada (SDG) como estratégia pedagógica para facilitar o ensino e a aprendizagem sobre a meiose e sua influência na variabilidade genética. Com uma abordagem qualitativa, a SDG foi fundamentada nas habilidades estabelecidas na BNCC, em particular nas competências (EM13CNT208) e (EM13CNT301), e organizada em quatro encontros, incluindo três desafios e avaliações diagnósticas e somativas. Essa metodologia emprega atividades lúdicas e ferramentas tecnológicas, para enriquecer a estratégia de ensino, tornando o aprendizado mais motivador e envolvente. Desse modo, espera-se que a elaboração desta SDG para abordagem do ensino de Biologia, com foco no estudo sobre meiose, promova um ensino mais interativo, lúdico e dinâmico. Portanto, diferente dos métodos tradicionais, essa abordagem reorganiza o conteúdo para facilitar a compreensão e o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a relevância da meiose no contexto biológico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58301
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriela Severina dos Santos.pdf
  Item embargado até 2025-10-24
2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons