Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298

Comparte esta pagina

Título : DO ON-LINE AO PRESENCIAL: Uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos
Autor : Santos, Maria Fernanda Nascimento dos
Palabras clave : Pedagogia do Teatro; Dramaturgia; Docente-dramaturgista; Formação de professores
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Citación : Santos, M. F. N. S dos. DO ON-LINE AO PRESENCIAL: uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Desenvolvida, primeiramente, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UFPE e continuada como Trabalho de Conclusão de Curso, esta pesquisa estuda a importância do trabalho de dramaturgista na formação do docente de Teatro, observando essa questão em duas experiências artístico-pedagógicas, uma no ensino remoto – durante a pandemia da Covid-19 – e a outra no ensino presencial. Nesse propósito, apoia-se teoricamente na concepção de dramaturgismo (DANAN, 2010) e na metodologia do drama (CABRAL, 2006) para a Pedagogia do Teatro, a fim de observar o papel dos “saberes da dramaturgia” na formação do docente em Teatro, isto é, a habilidade de, entre outras: adaptar peças teatrais; recriar improvisações ocorridas em sala de ensaio; e “costurar” / escrever / reescrever roteiro teatral coeso para a cena – ações recorrentes na sala de aula de Teatro, em geral desempenhadas pelo docente, assumindo a função de dramaturgista, sobretudo na criação de algum espetáculo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298
Aparece en las colecciones: (TCC) - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Fernanda Nascimento dos Santos.pdf3,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons