Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Luís Augusto da Veiga Pessoa-
dc.contributor.authorSantos, Maria Fernanda Nascimento dos-
dc.date.accessioned2024-10-25T19:13:15Z-
dc.date.available2024-10-25T19:13:15Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2024-10-25-
dc.identifier.citationSantos, M. F. N. S dos. DO ON-LINE AO PRESENCIAL: uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298-
dc.description.abstractDesenvolvida, primeiramente, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UFPE e continuada como Trabalho de Conclusão de Curso, esta pesquisa estuda a importância do trabalho de dramaturgista na formação do docente de Teatro, observando essa questão em duas experiências artístico-pedagógicas, uma no ensino remoto – durante a pandemia da Covid-19 – e a outra no ensino presencial. Nesse propósito, apoia-se teoricamente na concepção de dramaturgismo (DANAN, 2010) e na metodologia do drama (CABRAL, 2006) para a Pedagogia do Teatro, a fim de observar o papel dos “saberes da dramaturgia” na formação do docente em Teatro, isto é, a habilidade de, entre outras: adaptar peças teatrais; recriar improvisações ocorridas em sala de ensaio; e “costurar” / escrever / reescrever roteiro teatral coeso para a cena – ações recorrentes na sala de aula de Teatro, em geral desempenhadas pelo docente, assumindo a função de dramaturgista, sobretudo na criação de algum espetáculo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDocente-dramaturgistapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleDO ON-LINE AO PRESENCIAL: Uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6707252631752294pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9496869023092395pt_BR
dc.description.abstractxDeveloped primarily within the scope of the Programa de Iniciação Científica da UFPE (UFPE Scientific Initiation Program) and continued as a course completion monography, this research investigates the importance of the dramaturgy work in the training of Theater teachers, observing this issue in two artistic-pedagogical experiences, one in the remote teaching – during the Covid-19 pandemic – and the other in face-to-face teaching. For this purpose, it is theoretically based on the conception of dramaturgy (DANAN, 2010) and the methodology of drama (CABRAL, 2006) for Theater Pedagogy, in order to observe the role of “dramaturgy knowledge” in the training of Theater teachers, that is, the ability to, among others: adapt theatrical plays; recreate improvisations that took place in the rehearsal room; and “sewing” / writing / rewriting a cohesive theatrical script for the scene – recurring actions in the Theater classroom, generally performed by the teacher, assuming the role of “dramaturg”.pt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduationCAC-Curso de Teatro – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Fernanda Nascimento dos Santos.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons