Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Luís Augusto da Veiga Pessoa | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Fernanda Nascimento dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T19:13:15Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T19:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | Santos, M. F. N. S dos. DO ON-LINE AO PRESENCIAL: uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298 | - |
dc.description.abstract | Desenvolvida, primeiramente, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UFPE e continuada como Trabalho de Conclusão de Curso, esta pesquisa estuda a importância do trabalho de dramaturgista na formação do docente de Teatro, observando essa questão em duas experiências artístico-pedagógicas, uma no ensino remoto – durante a pandemia da Covid-19 – e a outra no ensino presencial. Nesse propósito, apoia-se teoricamente na concepção de dramaturgismo (DANAN, 2010) e na metodologia do drama (CABRAL, 2006) para a Pedagogia do Teatro, a fim de observar o papel dos “saberes da dramaturgia” na formação do docente em Teatro, isto é, a habilidade de, entre outras: adaptar peças teatrais; recriar improvisações ocorridas em sala de ensaio; e “costurar” / escrever / reescrever roteiro teatral coeso para a cena – ações recorrentes na sala de aula de Teatro, em geral desempenhadas pelo docente, assumindo a função de dramaturgista, sobretudo na criação de algum espetáculo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia do Teatro | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Docente-dramaturgista | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | DO ON-LINE AO PRESENCIAL: Uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6707252631752294 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9496869023092395 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Developed primarily within the scope of the Programa de Iniciação Científica da UFPE (UFPE Scientific Initiation Program) and continued as a course completion monography, this research investigates the importance of the dramaturgy work in the training of Theater teachers, observing this issue in two artistic-pedagogical experiences, one in the remote teaching – during the Covid-19 pandemic – and the other in face-to-face teaching. For this purpose, it is theoretically based on the conception of dramaturgy (DANAN, 2010) and the methodology of drama (CABRAL, 2006) for Theater Pedagogy, in order to observe the role of “dramaturgy knowledge” in the training of Theater teachers, that is, the ability to, among others: adapt theatrical plays; recreate improvisations that took place in the rehearsal room; and “sewing” / writing / rewriting a cohesive theatrical script for the scene – recurring actions in the Theater classroom, generally performed by the teacher, assuming the role of “dramaturg”. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAC-Curso de Teatro – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Fernanda Nascimento dos Santos.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons