Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298
Compartilhe esta página
Título: | DO ON-LINE AO PRESENCIAL: Uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos |
Autor(es): | Santos, Maria Fernanda Nascimento dos |
Palavras-chave: | Pedagogia do Teatro; Dramaturgia; Docente-dramaturgista; Formação de professores |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | Santos, M. F. N. S dos. DO ON-LINE AO PRESENCIAL: uma investigação sobre a prática do docente-dramaturgista no ensino do teatro em tempos pandêmicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Desenvolvida, primeiramente, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UFPE e continuada como Trabalho de Conclusão de Curso, esta pesquisa estuda a importância do trabalho de dramaturgista na formação do docente de Teatro, observando essa questão em duas experiências artístico-pedagógicas, uma no ensino remoto – durante a pandemia da Covid-19 – e a outra no ensino presencial. Nesse propósito, apoia-se teoricamente na concepção de dramaturgismo (DANAN, 2010) e na metodologia do drama (CABRAL, 2006) para a Pedagogia do Teatro, a fim de observar o papel dos “saberes da dramaturgia” na formação do docente em Teatro, isto é, a habilidade de, entre outras: adaptar peças teatrais; recriar improvisações ocorridas em sala de ensaio; e “costurar” / escrever / reescrever roteiro teatral coeso para a cena – ações recorrentes na sala de aula de Teatro, em geral desempenhadas pelo docente, assumindo a função de dramaturgista, sobretudo na criação de algum espetáculo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58298 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Fernanda Nascimento dos Santos.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons