Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224

Comparte esta pagina

Título : O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes
Autor : Menezes, Daniel Carriço de Lima
Palabras clave : Mídias digitais; Desenvolvimento cognitivo; Leitura; Jovens e adolecentes; Politicas públicas
Fecha de publicación : 14-oct-2024
Citación : MENEZES, Daniel Carriço de Lima. O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Resumen : Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento do consumo de mídias digitais nos hábitos de leitura entre crianças e adolescentes e suas consequências para o desenvolvimento cognitivo e social. Com o avanço da tecnologia, a leitura tradicional tem sido substituída por formas fragmentadas e superficiais de consumo de conteúdo, resultando em desafios significativos para a educação e o desenvolvimento infantil. O estudo aborda, por meio de revisão bibliográfica, os efeitos do uso de mídias digitais no comportamento infantil, explorando questões como multitarefa, superficialidade cognitiva e a transição para um aprendizado digital. Além disso, são discutidos o papel dos softwares educativos na promoção da leitura e os exemplos de políticas públicas que têm obtido sucesso no incentivo à leitura. Por fim, o trabalho levanta questões que podem orientar estudos futuros sobre a necessidade de equilibrar o uso de tecnologias digitais com a preservação da leitura profunda e do desenvolvimento de habilidades críticas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Daniel Carriço de Lima Menezes.pdf445,6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons