Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224

Compartilhe esta página

Título: O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes
Autor(es): Menezes, Daniel Carriço de Lima
Palavras-chave: Mídias digitais; Desenvolvimento cognitivo; Leitura; Jovens e adolecentes; Politicas públicas
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: MENEZES, Daniel Carriço de Lima. O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento do consumo de mídias digitais nos hábitos de leitura entre crianças e adolescentes e suas consequências para o desenvolvimento cognitivo e social. Com o avanço da tecnologia, a leitura tradicional tem sido substituída por formas fragmentadas e superficiais de consumo de conteúdo, resultando em desafios significativos para a educação e o desenvolvimento infantil. O estudo aborda, por meio de revisão bibliográfica, os efeitos do uso de mídias digitais no comportamento infantil, explorando questões como multitarefa, superficialidade cognitiva e a transição para um aprendizado digital. Além disso, são discutidos o papel dos softwares educativos na promoção da leitura e os exemplos de políticas públicas que têm obtido sucesso no incentivo à leitura. Por fim, o trabalho levanta questões que podem orientar estudos futuros sobre a necessidade de equilibrar o uso de tecnologias digitais com a preservação da leitura profunda e do desenvolvimento de habilidades críticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Daniel Carriço de Lima Menezes.pdf445,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons