Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224
Compartilhe esta página
Título: | O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes |
Autor(es): | Menezes, Daniel Carriço de Lima |
Palavras-chave: | Mídias digitais; Desenvolvimento cognitivo; Leitura; Jovens e adolecentes; Politicas públicas |
Data do documento: | 14-Out-2024 |
Citação: | MENEZES, Daniel Carriço de Lima. O Impacto das Mídias Digitais no Hábito de Leitura entre Crianças e Adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento do consumo de mídias digitais nos hábitos de leitura entre crianças e adolescentes e suas consequências para o desenvolvimento cognitivo e social. Com o avanço da tecnologia, a leitura tradicional tem sido substituída por formas fragmentadas e superficiais de consumo de conteúdo, resultando em desafios significativos para a educação e o desenvolvimento infantil. O estudo aborda, por meio de revisão bibliográfica, os efeitos do uso de mídias digitais no comportamento infantil, explorando questões como multitarefa, superficialidade cognitiva e a transição para um aprendizado digital. Além disso, são discutidos o papel dos softwares educativos na promoção da leitura e os exemplos de políticas públicas que têm obtido sucesso no incentivo à leitura. Por fim, o trabalho levanta questões que podem orientar estudos futuros sobre a necessidade de equilibrar o uso de tecnologias digitais com a preservação da leitura profunda e do desenvolvimento de habilidades críticas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58224 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Daniel Carriço de Lima Menezes.pdf | 445,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons