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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58175

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Título: Formulação de problemas algébricos recreativos : investigando o desenvolvimento de estratégias
Autor(es): GOMES, Rhafael dos Santos
Palavras-chave: Formulação de problemas; Estratégias de formulação; Problemas algébricos recreativos; Ensino Fundamental II
Data do documento: 27-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Rhafael dos Santos. Formulação de problemas algébricos recreativos: investigando o desenvolvimento de estratégias. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como questão norteadora a indagação de como os estudantes podem desenvolver o pensamento matemático com estratégias de formulação de problemas algébricos recreativos? O objeto de estudo foi a reformulação de problemas algébricos recreativos no 9o Ano, tendo como objetivo geral investigar como os estudantes desenvolvem estratégias no processo de reformulação de problemas algébricos recreativos na sala de aula. Os objetivos específicos: investigar como os estudantes concebem a formulação de problemas algébricos recreativos; identificar as estratégias das reformulações de problemas algébricos recreativos desenvolvidas pelos estudantes; analisar como será desenvolvido o pensamento algébrico durante o processo de reformulação de problemas. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma escola da rede pública municipal de ensino em Pernambuco, utilizando como metodologia de pesquisa, a abordagem qualitativa, estudos de caso, de dois estudantes, em atividades de formulação de problemas algébricos recreativos. Estes eram baseadas nos textos, que apresentam o Problema adaptado das Pérolas do Rajá, do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, O Cavalo e a Mula, do livro de Yakov Perelman. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma no início da pesquisa e outra após as duas sessões de formulação de problemas algébricos recreativos e um questionário. Fizemos a análise dos dados produzidos com categorias a priori que são as concepções dos estudantes sobre a formulação de problemas algébricos recreativos, estratégias de formulação dos problemas algébricos recreativos e o desenvolvimento do pensamento algébrico durante o processo de formulação de problemas. E as categorias a posteriori, emergiram: Formulação de Exercícios; e A linguagem lógico matemática utilizada. Os resultados sugerem, em ambos os casos, que os estudantes, ao utilizarem as estratégias de formulação de problemas, formularam exercícios e ainda não transitaram o seu pensamento matemático da aritmética para a álgebra. As concepções de ambos sobre a formulação de problemas algébricos recreativos diferiram. No Caso 1, o estudante não tem clareza sobre a álgebra e nem interesse por recreações matemáticas em problemas contextualizados. Por sua vez, no Caso 2, a estudante demonstra alguma compreensão sobre a álgebra, se diverte com a Matemática e a vê em contextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58175
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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