Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58175

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Kátia Maria de-
dc.contributor.authorGOMES, Rhafael dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-22T14:24:08Z-
dc.date.available2024-10-22T14:24:08Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationGOMES, Rhafael dos Santos. Formulação de problemas algébricos recreativos: investigando o desenvolvimento de estratégias. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58175-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como questão norteadora a indagação de como os estudantes podem desenvolver o pensamento matemático com estratégias de formulação de problemas algébricos recreativos? O objeto de estudo foi a reformulação de problemas algébricos recreativos no 9o Ano, tendo como objetivo geral investigar como os estudantes desenvolvem estratégias no processo de reformulação de problemas algébricos recreativos na sala de aula. Os objetivos específicos: investigar como os estudantes concebem a formulação de problemas algébricos recreativos; identificar as estratégias das reformulações de problemas algébricos recreativos desenvolvidas pelos estudantes; analisar como será desenvolvido o pensamento algébrico durante o processo de reformulação de problemas. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma escola da rede pública municipal de ensino em Pernambuco, utilizando como metodologia de pesquisa, a abordagem qualitativa, estudos de caso, de dois estudantes, em atividades de formulação de problemas algébricos recreativos. Estes eram baseadas nos textos, que apresentam o Problema adaptado das Pérolas do Rajá, do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, O Cavalo e a Mula, do livro de Yakov Perelman. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma no início da pesquisa e outra após as duas sessões de formulação de problemas algébricos recreativos e um questionário. Fizemos a análise dos dados produzidos com categorias a priori que são as concepções dos estudantes sobre a formulação de problemas algébricos recreativos, estratégias de formulação dos problemas algébricos recreativos e o desenvolvimento do pensamento algébrico durante o processo de formulação de problemas. E as categorias a posteriori, emergiram: Formulação de Exercícios; e A linguagem lógico matemática utilizada. Os resultados sugerem, em ambos os casos, que os estudantes, ao utilizarem as estratégias de formulação de problemas, formularam exercícios e ainda não transitaram o seu pensamento matemático da aritmética para a álgebra. As concepções de ambos sobre a formulação de problemas algébricos recreativos diferiram. No Caso 1, o estudante não tem clareza sobre a álgebra e nem interesse por recreações matemáticas em problemas contextualizados. Por sua vez, no Caso 2, a estudante demonstra alguma compreensão sobre a álgebra, se diverte com a Matemática e a vê em contextos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormulação de problemaspt_BR
dc.subjectEstratégias de formulaçãopt_BR
dc.subjectProblemas algébricos recreativospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.titleFormulação de problemas algébricos recreativos : investigando o desenvolvimento de estratégiaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8619768276232386pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9356901445058009pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research has as its guiding question the question of how can students develop mathematical thinking with strategies for formulating recreational algebraic problems? The object of study was the formulation of recreational algebraic problems in the 9th year, with the general objective of investigating how students develop strategies in the process of formulating recreational algebraic problems in the classroom. The specific objectives: investigate how students conceive the formulation of recreational algebraic problems; identify the strategies for formulating recreational algebraic problems developed by students; analyze how algebraic thinking will be developed during the problem formulation process. The research was developed with students from a municipal public school in Pernambuco, using a qualitative approach as a research methodology, case studies, of two students, in activities that involve the formulation of recreational algebraic problems. These were based on the texts, which present the Problem adapted from the Rajah's Pearls, from the book The Man Who Calculated, by Malba Tahan, The Horse and the Mule, from the book by Yakov Perelman. Two semi- structured interviews were carried out, one at the beginning of the research and another after the two sessions of formulating recreational algebraic problems and a questionnaire. We analyzed the data produced with a priori categories that are students' conceptions about formulating recreational algebraic problems, strategies for formulating recreational algebraic problems, and the development of algebraic thinking during the problem formulation process. And the subsequent categories emerged: Exercise Formulation; and The logical mathematical language used. The results suggest, in both cases, that students, when using problem formulation strategies, formulated exercises and have not yet transitioned their mathematical thinking from arithmetic to algebra. Their views on the formulation of recreational algebraic problems differed. In Case 1, the student is neither clear about algebra nor interested in mathematical recreations of contextualized problems. In turn, in Case 2, the student demonstrates some knowledge of algebra, has fun with Mathematics and sees it in contexts.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rhafael dos Santos Gomes.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons