Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58110

Comparte esta pagina

Título : Histórias de vidas de estudantes pernambucanos sobre as experiências de mobilidade acadêmica internacional, do Programa Ganhe o Mundo (2012-2022), da Rede Pública de Ensino
Autor : MARTINS, Charles Gomes
Palabras clave : Mobilidade acadêmica; Histórias de vidas; Sociologia figuracional; Retrato sociológico; Análise de redes
Fecha de publicación : 26-jun-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MARTINS, Charles Gomes. Histórias de vidas de estudantes pernambucanos sobre as experiências de mobilidade acadêmica internacional, do Programa Ganhe o Mundo (2012-2022), da Rede Pública de Ensino. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A experiência de mobilidade acadêmica dos estudantes do Ensino Médio, do Programa Ganhe o Mundo em Pernambuco (2012-2022) é uma tese que apresenta aspectos distintos de outras pesquisas pelo ineditismo e pela inovação em seu desenvolvimento. O PGM enviou oito mil quatrocentos e noventa e sete estudantes para onze países: EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Até o momento, existem lacunas sobre os possíveis resultados dessa experiência internacional na vida dos discentes. A nossa inquietação se inscreve não somente pelo fato de que não há estudos acadêmicos que analisem o impacto desse programa na vida dos estudantes pernambucanos, mas se propõe a analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. O questionamento investigativo tem como foco as seguintes proposições: em que medida a experiência de intercâmbio contribuiu para o desenvolvimento de disposições dos estudantes e fomentou estratégias identitárias apreendidas? Será que visualizamos, na experiência de intercâmbio, indícios da relação de poder entre estabelecidos (residentes no país) e outsiders (alunos PGM) com implicações para o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes? A pesquisa foi estruturada de acordo com o objetivo geral que consistiu em analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. No intuito de aprofundar o estudo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: compreender a trajetória de vida dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica; identificar as redes de interdependência estabelecidas entre os estudantes intercambistas e entender as táticas adotadas dos estudantes para se manter no intercâmbio consoante à relação estabelecidos-outsiders. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos teóricos de Norbert Elias e Bernard Lahire, que são distantes no tempo histórico, contudo se aproximam em reflexões sociológicas. Como metodologia, adotamos a história oral de vida que resultou em dez retratos sociológicos dos estudantes pós intercambistas do PGM. Para aprofundamento, utilizamos a análise de redes para mapear a interdependência entre eles e demais atores envolvidos na história de suas vidas. Como resultado de nossa pesquisa, identificamos que a experiência de mobilidade promovida pelo PGM contribuiu de forma significativa para a vida dos estudantes, influenciando as diversas dimensões de seu desenvolvimento biopsicossocial, resultando em mudanças na forma de ver, sentir e agir, diante da vida. A descrição narrativa das trajetórias dos estudantes do nascimento até a experiência atual, sendo interceptados pela experiência de intercâmbio, possibilitou a construção de suas histórias de vida mediante memórias, com a verificação de redes interdependentes de suporte emocional e social que minimizaram as dificuldades da experiência e o choque cultural. As táticas adotadas pelos estudantes ao longo da experiência de intercâmbio foram as mais diversas e demonstraram a capacidade que os indivíduos têm de superação e ressignificação. A relação estabelecidos-outsiders, caracterizada pela maioria dos intercambistas, não impediu nenhuma ação de superação dos estudantes em todos os momentos de desconforto causados na mudança de vida.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58110
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Charles Gomes Martins.pdf8,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons