Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58101

Share on

Title: Erros em questões de Álgebra: uma análise com alunos do Ensino Médio
Authors: LUNA, Cícera de Oliveira
Keywords: Erros; Algebra; Modelo de análise didática do erro; Dificuldades
Issue Date: 19-Sep-2024
Citation: LUNA, Cícera de Oliveira. Erros em questões de Álgebra: uma análise com alunos do ensino médio.2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Matemática Licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar quais os possíveis erros em questões algébricas de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, em relação aos procedimentos classifica-se como pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com habilidades algébricas do Ensino Fundamental - Anos Finais, trinta e cinco alunos do primeiro ano do Ensino Médio responderam esse questionário. Para realizar a análise dos dados e classificação dos erros utilizou-se o Modelo de Análise Didática do Erro desenvolvido por Torre (2007), bem como os estudos de Booth (1995) para discutir as dificuldades em Álgebra dos alunos. Foi possível observar, de forma geral, que o número de erros foi considerável, sendo a maior parte classificados como erros de entrada no plano da compreensão, seguidos dos erros de entrada no plano da intenção, os erros classificados no plano da organização foram menores e os classificados no plano da execução foram mínimos. Essa categorização permitiu uma investigação do nível de conhecimento construído do aluno, das suas dificuldades nos objetos de conhecimento algébricos, e ainda evidenciou que os alunos sujeitos da pesquisa não consolidaram habilidades algébricas do Ensino Fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58101
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cícera de Oliveira Luna.PDF7,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons