Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58101

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorLUNA, Cícera de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-21T11:48:35Z-
dc.date.available2024-10-21T11:48:35Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.date.submitted2024-10-08-
dc.identifier.citationLUNA, Cícera de Oliveira. Erros em questões de Álgebra: uma análise com alunos do ensino médio.2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Matemática Licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58101-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar quais os possíveis erros em questões algébricas de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, em relação aos procedimentos classifica-se como pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com habilidades algébricas do Ensino Fundamental - Anos Finais, trinta e cinco alunos do primeiro ano do Ensino Médio responderam esse questionário. Para realizar a análise dos dados e classificação dos erros utilizou-se o Modelo de Análise Didática do Erro desenvolvido por Torre (2007), bem como os estudos de Booth (1995) para discutir as dificuldades em Álgebra dos alunos. Foi possível observar, de forma geral, que o número de erros foi considerável, sendo a maior parte classificados como erros de entrada no plano da compreensão, seguidos dos erros de entrada no plano da intenção, os erros classificados no plano da organização foram menores e os classificados no plano da execução foram mínimos. Essa categorização permitiu uma investigação do nível de conhecimento construído do aluno, das suas dificuldades nos objetos de conhecimento algébricos, e ainda evidenciou que os alunos sujeitos da pesquisa não consolidaram habilidades algébricas do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectModelo de análise didática do erropt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleErros em questões de Álgebra: uma análise com alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze possible errors in algebraic questions made by first-year high school students. The research used a qualitative approach, in relation to the procedures it is classified as field research. For data collection, a questionnaire was applied with algebraic skills from Elementary School - Final Years, thirty-five students in the first year of High School answered this questionnaire. To perform data analysis and classify errors, the Didactic Error Analysis Model developed by Torre (2007) was used, as well as the studies by Booth (1995) to discuss students' difficulties in Algebra. It was possible to observe, in general, that the number of errors was considerable, most of which were classified as input errors at the level of understanding, followed by input errors at the level of intention, the errors classified at the organizational level were smaller and those classified in the execution plan were minimal. This categorization allowed an investigation of the student's level of constructed knowledge, their difficulties in algebraic objects of knowledge, and also showed that the students subject to the research did not consolidate algebraic skills from Elementary School.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cícera de Oliveira Luna.PDF7,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons