Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58088

Compartilhe esta página

Título: Contra vim mortis non crescit herba in hortis : representações do físico nas danças macabras do século XV
Autor(es): VENTURA, Erika Peres
Palavras-chave: Danças macabras; Morte; Macabro; Medicina medieval; Representação
Data do documento: 27-Fev-2024
Citação: VENTURA, Erika Peres. Contra vim mortis non crescit herba in hortis: representações do físico nas danças macabras do século XV. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ao lidar com mudanças significativas, tanto exógenas quanto endógenas, durante o período tardo-medieval, a sociedade passou a encarar a morte sob uma nova perspectiva. Surgia uma preocupação crescente a respeito dos processos físicos da morte, e o corpo em decomposição se tornava um elemento principal dessa nova visão grotesca e macabra. Expurgando as angústias e curiosidades que emergiam acerca da morte nesse contexto, surgiram, no século XV, as Danças Macabras - obras imagéticas e literárias que retratam membros da sociedade medieval sendo guiado por cadáveres em uma última dança, que resultaria no fim de suas vidas. Ainda portando seu caraterístico objeto de trabalho, a mátula, o físico se destaca entre os personagens. Diante da morte, o praticante da medicina, é representado de maneira complexa, trazendo simultaneamente elementos leigos e religiosos, enquanto encara dilemas pessoais sobre as suas escolhas em vida e limitações do seu ofício. Este trabalho busca analisar a representação dessa figura nas Danças, explorando sua construção e a relação estabelecida entre a prática da fé e o exercício da razão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58088
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erika Peres Ventura.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons