Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58031

Compartilhe esta página

Título: Potencialidades e fragilidades em projetos de midiaeducação nos novos livros didáticos da área de Linguagens no Ensino Médio
Autor(es): ALMEIDA, Carolina Borges de
Palavras-chave: Pedagogia de projetos; BNCC; Pedagogias do letramento; Livros didáticos do Ensino Médio
Data do documento: 28-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Carolina Borges de. Potencialidades e fragilidades em projetos de midiaeducação nos novos livros didáticos da área de Linguagens no Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo os Projetos de Midiaeducação apresentados em dois dos novos livros didáticos de Ensino Médio, propostos para a área de Linguagens e suas Tecnologias. Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico- metodológico da Linguística Aplicada, a configuração desses Projetos de Midiaeducação no âmbito do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático -2021) e sua relação com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com as chamadas “pedagogias do letramento” (Kalantziz, Cope e Pinheiro, 2020), ou seja, modos/tradições/discursos de ensinar determinadas práticas de letramento na escola. Com a promulgação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), inaugura-se uma nova configuração do Ensino Médio pautada no desenvolvimento de habilidades e competências e na divisão entre o currículo representado pela BNCC e a parte diversificada (itinerários formativos). Essa mudança nessa etapa da educação básica atinge diretamente a elaboração dos livros didáticos - agora organizados por áreas do conhecimento como prescrito na Reforma – e cuja seleção se baseia no edital do PNLD (2021), que prescreve que as obras didáticas por áreas (Objetos Educacionais 1) apresentem quatro projetos integradores, dentre eles o de midiaeducação, foco de objeto de análise dessa dissertação.Com base nas reflexões de Silva (2018), Zank (2020), Coscarelli e Ribeiro (2021) e Fratine e Silva (2021), a pesquisa investiga duas coleções que apresentaram dois Projetos com objetos de ensino semelhantes: “Integramundo” e “Jovem Protagonista”. Essa investigação se divide em dois níveis: nível didático – diálogo com as pedagogias de projeto e nível curricular – competências e habilidades da BNCC e as pedagogias do letramento. A partir da análise, é possível constatar que ambos os projetos apresentam como pontos positivos: o tratamento temático com o gênero “curta-metragem”, a análise de diferentes práticas de linguagem em atividades diversificadas e a abordagem funcional dos objetos de ensino. Porém, ambos são frágeis no que se refere à análise das dimensões discursiva, sócio-histórica, cultural e estética das práticas de linguagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58031
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carolina Borges de Almeida.pdf4,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons