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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58031
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Título: | Potencialidades e fragilidades em projetos de midiaeducação nos novos livros didáticos da área de Linguagens no Ensino Médio |
Autor(es): | ALMEIDA, Carolina Borges de |
Palavras-chave: | Pedagogia de projetos; BNCC; Pedagogias do letramento; Livros didáticos do Ensino Médio |
Data do documento: | 28-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALMEIDA, Carolina Borges de. Potencialidades e fragilidades em projetos de midiaeducação nos novos livros didáticos da área de Linguagens no Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo os Projetos de Midiaeducação apresentados em dois dos novos livros didáticos de Ensino Médio, propostos para a área de Linguagens e suas Tecnologias. Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico- metodológico da Linguística Aplicada, a configuração desses Projetos de Midiaeducação no âmbito do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático -2021) e sua relação com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com as chamadas “pedagogias do letramento” (Kalantziz, Cope e Pinheiro, 2020), ou seja, modos/tradições/discursos de ensinar determinadas práticas de letramento na escola. Com a promulgação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), inaugura-se uma nova configuração do Ensino Médio pautada no desenvolvimento de habilidades e competências e na divisão entre o currículo representado pela BNCC e a parte diversificada (itinerários formativos). Essa mudança nessa etapa da educação básica atinge diretamente a elaboração dos livros didáticos - agora organizados por áreas do conhecimento como prescrito na Reforma – e cuja seleção se baseia no edital do PNLD (2021), que prescreve que as obras didáticas por áreas (Objetos Educacionais 1) apresentem quatro projetos integradores, dentre eles o de midiaeducação, foco de objeto de análise dessa dissertação.Com base nas reflexões de Silva (2018), Zank (2020), Coscarelli e Ribeiro (2021) e Fratine e Silva (2021), a pesquisa investiga duas coleções que apresentaram dois Projetos com objetos de ensino semelhantes: “Integramundo” e “Jovem Protagonista”. Essa investigação se divide em dois níveis: nível didático – diálogo com as pedagogias de projeto e nível curricular – competências e habilidades da BNCC e as pedagogias do letramento. A partir da análise, é possível constatar que ambos os projetos apresentam como pontos positivos: o tratamento temático com o gênero “curta-metragem”, a análise de diferentes práticas de linguagem em atividades diversificadas e a abordagem funcional dos objetos de ensino. Porém, ambos são frágeis no que se refere à análise das dimensões discursiva, sócio-histórica, cultural e estética das práticas de linguagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58031 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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