Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58031
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Carolina Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T14:29:30Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T14:29:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Carolina Borges de. Potencialidades e fragilidades em projetos de midiaeducação nos novos livros didáticos da área de Linguagens no Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58031 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo os Projetos de Midiaeducação apresentados em dois dos novos livros didáticos de Ensino Médio, propostos para a área de Linguagens e suas Tecnologias. Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico- metodológico da Linguística Aplicada, a configuração desses Projetos de Midiaeducação no âmbito do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático -2021) e sua relação com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com as chamadas “pedagogias do letramento” (Kalantziz, Cope e Pinheiro, 2020), ou seja, modos/tradições/discursos de ensinar determinadas práticas de letramento na escola. Com a promulgação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017), inaugura-se uma nova configuração do Ensino Médio pautada no desenvolvimento de habilidades e competências e na divisão entre o currículo representado pela BNCC e a parte diversificada (itinerários formativos). Essa mudança nessa etapa da educação básica atinge diretamente a elaboração dos livros didáticos - agora organizados por áreas do conhecimento como prescrito na Reforma – e cuja seleção se baseia no edital do PNLD (2021), que prescreve que as obras didáticas por áreas (Objetos Educacionais 1) apresentem quatro projetos integradores, dentre eles o de midiaeducação, foco de objeto de análise dessa dissertação.Com base nas reflexões de Silva (2018), Zank (2020), Coscarelli e Ribeiro (2021) e Fratine e Silva (2021), a pesquisa investiga duas coleções que apresentaram dois Projetos com objetos de ensino semelhantes: “Integramundo” e “Jovem Protagonista”. Essa investigação se divide em dois níveis: nível didático – diálogo com as pedagogias de projeto e nível curricular – competências e habilidades da BNCC e as pedagogias do letramento. A partir da análise, é possível constatar que ambos os projetos apresentam como pontos positivos: o tratamento temático com o gênero “curta-metragem”, a análise de diferentes práticas de linguagem em atividades diversificadas e a abordagem funcional dos objetos de ensino. Porém, ambos são frágeis no que se refere à análise das dimensões discursiva, sócio-histórica, cultural e estética das práticas de linguagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias do letramento | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Potencialidades e fragilidades em projetos de midiaeducação nos novos livros didáticos da área de Linguagens no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7165349033320354 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objects of study of this master’s degree investigation are the Media Education Projects presented in two of the new high school textbooks, proposed for the area of Languages and their Technologies. As an objective, we seek to analyze, in the theoretical- methodological field of Applied Linguistics, the configuration of these Mediaeducation Projects within the scope of the PNLD-2021 and their relationship with the BNCC and with the so-called “literacy pedagogies” (Kalantziz, Cope and Pinheiro, 2020)), that is, ways/traditions/discourses of teaching certain literacy practices at school. With the enactment of the BNCC (2018) and the High School Reform (Law no 13.415/2017), a new configuration of High School was inaugurated, based on the development of skills and competences and on the division between the curriculum represented by the BNCC and the diversified part (training itineraries). This change in this stage of basic education directly affects the elaboration of textbooks - now organized by areas of knowledge as prescribed in the Reform - and whose selection is based on the PNLD edict (2021), which prescribes that didactic works by areas (Educational Objects 1) present four integrative projects, among them the media education analyzed here. Based on the reflections of Silva (2018), Zank (2020), Coscarelli and Ribeiro (2021) and Fratine e Silva (2021), the research investigates two collections that presented two Projects with similar teaching objects: “Integramundo” and “Jovem Protagonista". This investigation is divided into two levels: didactic level – dialogue with project pedagogies and curriculum level – BNCC competencies and skills and literacy pedagogies. From the analysis, it is possible to verify that both projects present as positive points: the thematic treatment with the “short film” genre, the analysis of different language practices in diversified activities and the functional approach of the teaching objects. However, both are fragile when it comes to analyzing the discursive, socio-historical, cultural and aesthetic dimensions of language practices. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carolina Borges de Almeida.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons