Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57905

Compartilhe esta página

Título: "Esperei um trator vir derrubar minha casa" : regularização fundiária sustentável em Zona Especial de Interesse Social de Serra Talhada/PE
Autor(es): GOMES, Ana Karolina Novaes
Palavras-chave: Regularização fundiária; Moradia; Zonas Especiais de Interesse Social
Data do documento: 4-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Ana Karolina Novaes. "Esperei um trator vir derrubar minha casa": regularização fundiária sustentável em Zona Especial de Interesse Social de Serra Talhada/PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O desenvolvimento urbano e a evolução do sistema capitalista vêm consolidando cada vez mais o modo de ocupação do espaço e sua ingerência na realidade global e local do território em processo de expansão urbana. A presente pesquisa trata de analisar a regularização fundiária sustentável em áreas de maior vulnerabilidade como ZEIS - Zonas Especiais de Interesse Urbano previstas na Lei 11.977/2009, através da ZEIS 2, inserida no bairro José Tomé de Souza Ramos – Mutirão pela Lei Complementar Municipal 151/2007, na cidade de Serra Talhada/PE. Especificamente, busca-se compreender como transcorreu o processo de ocupação do espaço urbano e sua evolução, e caracterizar as condições sociais, políticas, ambientais e de justiça social em que vivem os agentes que produzem esse ambiente. Isso por que, os processos de regularização fundiária se baseiam pela irregularidade formal e material de vivência do indivíduo na sociedade, do ponto de vista urbanístico, estrutural e de moradia, o que leva a ser, hodiernamente, um dos grandes entraves sociais e políticos que demarcam a sociedade brasileira como desigual e grande preocupação no âmbito internacional. A pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico e documental, elaboração de questionários, aplicação dos questionários in loco e realização de entrevistas com alguns atores-chave envolvidos na gestão da ZEIS. Como produto da pesquisa-ação, o resultado alcançado é a através da ação prática promover a apresentação de um projeto de sugestão de atualização do Plano Diretor Municipal e através das práticas empregadas, servir de modelo para aplicação em municípios de médio e pequeno porte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57905
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Karolina Novaes Gomes.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons