Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5785
Share on
Title: | UMA METODOLOGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES |
Authors: | Carvalho, Leila de Moura |
Keywords: | Padrão de liderança; Motivação e líder |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | de Moura Carvalho, Leila; Dumke de Medeiros, Denise. UMA METODOLOGIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | Este trabalho aborda uma metodologia voltada para o desenvolvimento do grupo de líderes da Divisão Logística de uma empresa do setor de varejo. Em uma pesquisa realizada pela empresa, detectou-se uma deficiência no estilo de supervisão atual adotada pelo grupo de líderes e as conseqüências negativas geradas para a organização. A proposta deste trabalho é promover a educação e o treinamento do grupo de líderes para uma mudança de estilo de supervisão. Para isso, propõe-se a utilizar como base conceitual as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg, a Teoria Comportamental de McGregor e a Teoria de Liderança Situacional. Adotou-se o método do ciclo PDCA para a solução do problema, cuja ênfase foi dada para a fase de planejamento, composta pelas etapas: identificação do problema, observação, análise e plano de ação. Como resultado do trabalho, gerou-se um plano de ação que visa eliminar o problema identificado e traçou-se um perfil de líder desejado pela empresa, uma vez que não estava claro, para a organização, o melhor perfil de liderança a ser adotado como referência |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5785 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo7353_1.pdf | 539,92 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License