Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780
Compartilhe esta página
Título: | Jogo dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino da Matemática. |
Autor(es): | BARBOSA NETO, Benjamim Alves |
Palavras-chave: | Jogos Matemáticos; Jogo dos Sinais; Ferramenta Pedagógica |
Data do documento: | 29-Mai-2023 |
Citação: | BARBOSA NETO, Benjamim Alves. Jogo Dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino Da Matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Abstract: | O Jogo dos Sinais é um jogo de tabuleiro desenvolvido por Esmeralda Marques dos Santos, sob orientação do professor Airton Castro e da professora Paula Baltar Bellemain, como uma ferramenta pedagógica para o ensino de números inteiros. O jogo utiliza cartas com números e operações matemáticas para que os jogadores possam praticar a identificação e a aplicação de conceitos matemáticos, como adição, subtração, multiplicação, divisão, além do uso correto dos sinais matemáticos como o sinal de igualdade e o sinal de maior/menor. O trabalho em questão tras uma nova variação do jogo e tem como principal proposito trazer resposta ao seguinte questionamento: “Qual a importância dos jogos no ensino da matemática?”. O jogo dos sinais se tornou uma ferramenta pedagógica eficiente e lúdica, capaz de tornar o processo de aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. Além desse papel, o jogo dos sinais permite uma prática ativa do raciocínio lógico e matemático, já que os jogadores precisam identificar corretamente os sinais matemáticos e aplicar as operações de forma precisa para alcançar o objetivo do jogo. Essa abordagem ativa e participativa ajuda a promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos envolvidos, além de desenvolver a habilidade de resolver problemas e tomar decisões matemáticas. Por isso, o uso do jogo dos sinais como uma ferramenta pedagógica pode ser uma alternativa interessante para professores que buscam novas estratégias de ensino para tornar a matemática mais acessível e interessante para os alunos. Além disso, o jogo pode ser adaptado para diferentes níveis de ensino, tornando-se uma opção versátil e flexível para o ensino de matemática. |
Descrição: | 9 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Benjamim Alves Barbosa Neto.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons