Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780

Compartilhe esta página

Título: Jogo dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino da Matemática.
Autor(es): BARBOSA NETO, Benjamim Alves
Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Jogo dos Sinais; Ferramenta Pedagógica
Data do documento: 29-Mai-2023
Citação: BARBOSA NETO, Benjamim Alves. Jogo Dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino Da Matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: O Jogo dos Sinais é um jogo de tabuleiro desenvolvido por Esmeralda Marques dos Santos, sob orientação do professor Airton Castro e da professora Paula Baltar Bellemain, como uma ferramenta pedagógica para o ensino de números inteiros. O jogo utiliza cartas com números e operações matemáticas para que os jogadores possam praticar a identificação e a aplicação de conceitos matemáticos, como adição, subtração, multiplicação, divisão, além do uso correto dos sinais matemáticos como o sinal de igualdade e o sinal de maior/menor. O trabalho em questão tras uma nova variação do jogo e tem como principal proposito trazer resposta ao seguinte questionamento: “Qual a importância dos jogos no ensino da matemática?”. O jogo dos sinais se tornou uma ferramenta pedagógica eficiente e lúdica, capaz de tornar o processo de aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. Além desse papel, o jogo dos sinais permite uma prática ativa do raciocínio lógico e matemático, já que os jogadores precisam identificar corretamente os sinais matemáticos e aplicar as operações de forma precisa para alcançar o objetivo do jogo. Essa abordagem ativa e participativa ajuda a promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos envolvidos, além de desenvolver a habilidade de resolver problemas e tomar decisões matemáticas. Por isso, o uso do jogo dos sinais como uma ferramenta pedagógica pode ser uma alternativa interessante para professores que buscam novas estratégias de ensino para tornar a matemática mais acessível e interessante para os alunos. Além disso, o jogo pode ser adaptado para diferentes níveis de ensino, tornando-se uma opção versátil e flexível para o ensino de matemática.
Descrição: 9
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Benjamim Alves Barbosa Neto.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons