Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, Airton Temístocles Gonçalves de-
dc.contributor.authorBARBOSA NETO, Benjamim Alves-
dc.date.accessioned2024-09-17T11:36:16Z-
dc.date.available2024-09-17T11:36:16Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.date.submitted2023-05-29-
dc.identifier.citationBARBOSA NETO, Benjamim Alves. Jogo Dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino Da Matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractO Jogo dos Sinais é um jogo de tabuleiro desenvolvido por Esmeralda Marques dos Santos, sob orientação do professor Airton Castro e da professora Paula Baltar Bellemain, como uma ferramenta pedagógica para o ensino de números inteiros. O jogo utiliza cartas com números e operações matemáticas para que os jogadores possam praticar a identificação e a aplicação de conceitos matemáticos, como adição, subtração, multiplicação, divisão, além do uso correto dos sinais matemáticos como o sinal de igualdade e o sinal de maior/menor. O trabalho em questão tras uma nova variação do jogo e tem como principal proposito trazer resposta ao seguinte questionamento: “Qual a importância dos jogos no ensino da matemática?”. O jogo dos sinais se tornou uma ferramenta pedagógica eficiente e lúdica, capaz de tornar o processo de aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. Além desse papel, o jogo dos sinais permite uma prática ativa do raciocínio lógico e matemático, já que os jogadores precisam identificar corretamente os sinais matemáticos e aplicar as operações de forma precisa para alcançar o objetivo do jogo. Essa abordagem ativa e participativa ajuda a promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos envolvidos, além de desenvolver a habilidade de resolver problemas e tomar decisões matemáticas. Por isso, o uso do jogo dos sinais como uma ferramenta pedagógica pode ser uma alternativa interessante para professores que buscam novas estratégias de ensino para tornar a matemática mais acessível e interessante para os alunos. Além disso, o jogo pode ser adaptado para diferentes níveis de ensino, tornando-se uma opção versátil e flexível para o ensino de matemática.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.subjectJogo dos Sinaispt_BR
dc.subjectFerramenta Pedagógicapt_BR
dc.titleJogo dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino da Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1615361219032941pt_BR
dc.description.abstractxThe Game of Signs is a board game developed by Esmeralda Marques dos Santos under the guidance of professor Airton Castro e da professora Paula Baltar Bellemain, as a pedagogical tool for teaching whole numbers. The game uses cards with numbers and mathematical operations so that players can practice identifying and applying mathematical concepts such as addition, subtraction, multiplication, division, as well as the correct use of mathematical signs such as the equal sign and the greater sign. /smaller. The work in question behind a new variation of the game and has as its main purpose to bring an answer to the following question: “What is the importance of games in teaching mathematics?”. The game of signs has become an efficient and playful pedagogical tool, capable of making the learning process more engaging and meaningful for students. In addition to being a playful and engaging tool, the game of signs allows an active practice of logical and mathematical reasoning, as players need to correctly identify mathematical signs and apply operations precisely to achieve the objective of the game. This active, participatory approach helps to promote a deeper understanding of the mathematical concepts involved, as well as developing the ability to solve problems and make mathematical decisions. Therefore, the use of the sign game as a pedagogical tool can be an interesting alternative for teachers who seek new teaching strategies to make mathematics more accessible and interesting for students. In addition, the game can be adapted for different levels of education, making it a versatile and flexible option for teaching mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Benjamim Alves Barbosa Neto.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons