Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780
Comparte esta pagina
Título : | Jogo dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino da Matemática. |
Autor : | BARBOSA NETO, Benjamim Alves |
Palabras clave : | Jogos Matemáticos; Jogo dos Sinais; Ferramenta Pedagógica |
Fecha de publicación : | 29-may-2023 |
Citación : | BARBOSA NETO, Benjamim Alves. Jogo Dos Sinais: Uma Nova Variação, Contribuições dos Jogos Para O Ensino Da Matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Resumen : | O Jogo dos Sinais é um jogo de tabuleiro desenvolvido por Esmeralda Marques dos Santos, sob orientação do professor Airton Castro e da professora Paula Baltar Bellemain, como uma ferramenta pedagógica para o ensino de números inteiros. O jogo utiliza cartas com números e operações matemáticas para que os jogadores possam praticar a identificação e a aplicação de conceitos matemáticos, como adição, subtração, multiplicação, divisão, além do uso correto dos sinais matemáticos como o sinal de igualdade e o sinal de maior/menor. O trabalho em questão tras uma nova variação do jogo e tem como principal proposito trazer resposta ao seguinte questionamento: “Qual a importância dos jogos no ensino da matemática?”. O jogo dos sinais se tornou uma ferramenta pedagógica eficiente e lúdica, capaz de tornar o processo de aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. Além desse papel, o jogo dos sinais permite uma prática ativa do raciocínio lógico e matemático, já que os jogadores precisam identificar corretamente os sinais matemáticos e aplicar as operações de forma precisa para alcançar o objetivo do jogo. Essa abordagem ativa e participativa ajuda a promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos envolvidos, além de desenvolver a habilidade de resolver problemas e tomar decisões matemáticas. Por isso, o uso do jogo dos sinais como uma ferramenta pedagógica pode ser uma alternativa interessante para professores que buscam novas estratégias de ensino para tornar a matemática mais acessível e interessante para os alunos. Além disso, o jogo pode ser adaptado para diferentes níveis de ensino, tornando-se uma opção versátil e flexível para o ensino de matemática. |
Descripción : | 9 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57780 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Benjamim Alves Barbosa Neto.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons